AgroUp
AgroUp amplia busca por soluções tecnológicas para o produtor rural
Sistema CNA/Senar realiza encontros semanais com diversas entidades do setor para fomentar a inovação
A Rede Nacional de Inovação para o Agro (AgroUp), do Sistema CNA/Senar, reuniu-se, ontem (dia 18), com a equipe da Agência Zetta de Inovação, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e uma unidades de agricultura digital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
A reunião faz parte das ações da Rede AgroUp para dar continuidade à busca por soluções tecnológicas para a agropecuária brasileira, afirmou o coordenador de Inovação do Sistema CNA/SENAR, Matheus Ferreira.
“Independentemente da pandemia, queremos manter esse grupo de discussão com as Federações e Regionais do Senar, e toda semana trazermos convidados para apresentar suas experiências, possibilidades de sinergia e parcerias com o nosso Sistema”, disse.
A Agência Zetta tem uma série de projetos em parceria com o setor público e privado, como Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Águas, Sebrae e Ministério Público Federal.
Para o professor Paulo Henrique Montagnana, da Universidade, interagir com a Rede AgroUp é uma oportunidade de apresentar as iniciativas de inovação nas áreas de mercado e tecnologia para o agronegócio. Ele citou os projetos que estão em andamento no Agritech UFLA, onde é coordenador.
“O Agritech UFLA é um centro de inteligência competitiva para o agronegócio, com foco no estudo das dinâmicas de mercado proporcionadas pelo uso de novas tecnologias no agro. Queremos contribuir com a compreensão deste novo momento do mercado brasileiro, onde tecnologias como drones, veículos autônomos, ciência de dados, geotecnologias e blockchain, por exemplo, estão revolucionando o campo”.
Montagnana destacou que a agência trabalha sob demanda e estão abertos à parceria com a Rede AgroUp. “Seja em inteligência competitiva, estudos técnicos sobre tecnologias e o mercado de startups e hubs de inovação no Brasil. Estamos à disposição para dar o suporte necessário.”
Matheus Ferreira reforçou que nesse período de pandemia a Rede AgroUp está ainda mais próxima, trabalhando de forma remota e recebendo diversas instituições convidadas.
Na próxima semana será a vez do Ministério da Agricultura apresentar aos integrantes da Rede AgroUp de Inovação, o Observatório da Agropecuária, ferramenta de gestão de informações do setor, que vem sendo desenvolvida pelo ministério, com apoio da CNA.
O AgEvolution e o Canal Rural são parceiros da Rede AgroUp. Confira os eventos em Santa Rita do Sapucaí, Vitória da Conquista, Belo Horizonte, Dourados e Porto Alegre no ano passado.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro