Ir para o conteúdo

Agro 4.0

Google apoia Unilever para zerar desmatamento de sua cadeia até 2023

Companhias vão utilizar a computação em nuvem para agricultura sustentável no Brasil

Google Cloud e a Unilever anunciaram uma aliança para, por meio da análise avançada de dados, promover práticas de negócios mais sustentáveis na cadeia de suprimentos agrícolas.

Na etapa inicial da parceria, as duas empresas vão colaborar para a criação da primeira aplicação comercial do Google Cloud com o Google Earth Engine, solução voltada ao fornecimento de commodities.

Outras gigantes do software também têm ações no agro brasileiro, como a IBM, Facebook e Microsoft.

Ao combinar o poder da computação em nuvem com as imagens de satélite e a inteligência artificial (IA), as duas empresas terão uma visão mais ampla e completa das florestas, dos ciclos das águas e da biodiversidade que cruzam a cadeia de abastecimento.

“A colaboração com o Google Cloud nos levará ao próximo nível do abastecimento sustentável. Seremos capazes de processar e combinar conjuntos complexos de dados como nunca antes. Os insights de sustentabilidade e nossas informações de abastecimento comercial trarão uma mudança significativa na transparência, crucial para uma melhor proteção e regeneração da natureza”, conta Dave Ingram, diretor da Unilever.

O uso da tecnologia eleva os padrões de abastecimento sustentável e agrega transparência e rastreabilidade às matérias-primas agrícolas, aproximando ainda mais a Unilever do compromisso de ter uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento até 2023 e regenerar a natureza.

No final de 2019, 62% das matérias-primas agrícolas usadas pela companhia foram obtidas de modo sustentável (em 2010, eram apenas 14%).

O Google Cloud e a Unilever vão trabalhar com uma ampla gama de parceiros de tecnologia, como a Descartes Labs, de dados geoespaciais, para construir um centro de comando unificado.

O sistema dará um panorama mais completo dos ecossistemas conectados à cadeia de abastecimento da Unilever, criando um mecanismo aprimorado para detectar o desmatamento – reforçando a responsabilidade da empresa – ao mesmo tempo em que prioriza áreas críticas de floresta e habitats que precisam de proteção.

A plataforma geoespacial de escala planetária do Google Cloud, que inclui o Google Earth Engine, combina imagens de satélite precisas com capacidade de armazenar e processar grandes volumes de dados complexos.

“No Google, nós nos esforçamos para aprimorar a sustentabilidade em tudo o que fazemos. Como a Unilever está há muitos anos na liderança de seu setor, no quesito sustentabilidade ambiental, estamos entusiasmados por estar nessa jornada conjunta”, comenta Rob Enslin, presidente do Google Cloud.

Nesse projeto, a Unilever usará essa plataforma para obter insights sobre qualquer impacto causado pelo abastecimento para o meio ambiente e as comunidades locais, permitindo que a Unilever e seus fornecedores atuem onde e quando for necessário.

Simplificar conjuntos complexos de dados e informações é fundamental para aumentar a transparência nas cadeias de abastecimento e permitir a colaboração entre agentes públicos e privados. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro