Inovação
Sensor usa eletricidade das plantas para enviar dados a satélites
Tecnologia inédita no mundo permite monitoramento de precisão 24 horas por dia
A agtech holandesa Plant-e desenvolveu um sistema capaz de se alimentar com energia gerada pelas plantas e bactérias e enviar dados sobre a lavoura a satélites na órbita terrestre 24 horas por dia.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), o dispositivo é o primeiro do mundo a captar energia dos vegetais e emitir sinais até o espaço. A Plant-e surgiu na Universidadee de Wageningen, na Holanda, e desenvolve tecnologias para produção eletricidade de plantas e bactérias.

Sistema é o primeiro do mundo a captar energia dos vegetais e emitir sinais até o espaço. (Lacuna Space)
Combinando a expertise da startup e sensores altamente eficientes do Lacuna Space, o sistema é totalmente autossustentável e opera independentemente da luz solar, durante o dia e a noite.
O equipamento foi desenvolvido no programa de Pesquisa Avançada em Sistemas de Telecomunicações (ARTES) da ESA para monitorar a umidade do ar e do solo e temperatura.
A partir disso, ele permite gerar relatórios de áreas agrícolas com alta precisão a campo em diversos tipos de culturas como arroz e, também, áreas alagadas.
De acordo com a ESA, o sistema pode informar agricultores sobre as condições de suas safras por aplicativo de celular em tempo real.
Deste modo, o objetivo é ajudar a aumentar a produtividade e permitir que, inclusive, varejistas obtenham informações detalhadas sobre as colheitas potenciais.
Colhendo elétrons
A ESA diz que as plantas produzem matéria orgânica por meio da fotossíntese, mas apenas parte dessa matéria é usada para o crescimento das plantas. O resto é excretado no solo pelas raízes da planta.
No solo, as bactérias ao redor das raízes decompõem essa matéria orgânica, liberando elétrons como resíduo. A tecnologia desenvolvida pela Plant-e coleta esses elétrons para alimentar pequenos dispositivos elétricos.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro