Ir para o conteúdo

São Paulo está entre as 50 melhores cidades para mulheres empreendedoras

Ranking pela Dell leva em conta 71 indicadores

Divulgado a cada dois anos, o estudo Women Entrepreneur Cities (WE Cities) 2019 é feito pela Dell Technologies e apresenta um ranking com as 50 cidades mais promissoras para o empreendedorismo feminino. Na edição deste ano, São Paulo aparece novamente no levantamento, em 45º lugar. As cinco melhores estão, quase todas, nos Estados Unidos: São Francisco (especialmente a região da baía do rio, onde fica o Vale do Silício), Nova York, Londres, Boston e Los Angeles.

Para estabelecer a posição de cada uma delas são levados em conta 71 indicadores, sendo 45 baseados em questões de gênero. Os problemas que impedem outras capitais de conquistar posições incluem a falta de financiamento, o alto custo de vida, a falta de políticas de apoio ao empreendedorismo financeiro e a baixa representatividade tanto em cargos de liderança quanto no governo.

São Paulo é única cidade brasileira no ranking. Em relação ao estudo de 2017, ela caiu sete posições: antes, ocupava a 38ª colocação. Mas conseguiu melhorar 38 dos 71 indicadores. A América Latina tem outras representantes: Cidade do México (29º), Lima (42º) e Guadalajara (46º). 

Em maio, publicamos aqui no AgEvolution uma reportagem sobre outro estudo, o Global Startup Ecosystem Report 2019, realizado pela Startup Genome. A lista indica quais são as cidades mais promissoras para startups, e embora não apareça no Top 30 Global, São Paulo está entre as 10 melhores no desenvolvimento de fintechs e entre as 30 com talentos mais acessíveis.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro