Plataforma AquaPlus atesta genética para aquicultura 4.0

Lançada pela Embrapa, ferramenta inclui tambaqui, camarão, truta, tilápia, pirarucu e pirapitinga

Por Redação
aquicultura

A Embrapa Recursos Genéticos lançou, nesta semana, a Plataforma AquaPlus para qualificação, manejo e melhoramento genético de seis espécies da aquicultura de forma simples e barata.

A ferramenta usa análise genética e bioinformática para elevar a produtividade e os resultados de produtores de tambaqui, camarão, truta, tilápia, pirarucu e pirapitinga.

Atualmente quatro ferramentas já estão disponíveis na plataforma (TambaPlus Pureza, TambaPlus Parentesco, VannaPlus e TrutraPlus) e três estão em fase final de testes para a tilápia (TilaPlus), o pirarucu (ArapaimaPlus) e a pirapitinga (PirapitingaPlus); e outras em desenvolvimento.

Confira os detalhes das aplicações já disponíveis:

TambaPlus Pureza 1.0: painel com 70 marcadores SNP úteis para identificar híbridos e introgressões (fluxo de genes indesejado de uma espécie para outra por meio de repetidos retrocruzamentos entre um híbrido com a espécie-alvo) em Pacu e Pirapitinga de até 6%. Capaz de identificar animais puros e híbridos dessas espécies.

– TambaPlus Parentesco 1.0: painel com 80 marcadores SNP úteis para determinar a relação de parentesco entre reprodutores de Tambaqui.

– VannaPlus 1.0: teste genômico baseado em um conjunto de 96 marcadores SNP desenvolvido para camarão cinza (Litopenaeus vannamei).

– TrutaPlus 1.0: teste genômico baseado em um conjunto de 96 marcadores SNP para truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss).

Genética

Além de marcadores genéticos SNP (Single Nucleotide Polymorphism), cada espécie tem seu próprio conjunto de análises in silico (no computador) que são realizadas pela equipe envolvida a partir dos dados das amostras testadas.

Assim, as características de interesse econômico na aquicultura das diferentes espécies são marcadas e selecionadas. Ou seja, os animais têm genética superior para ganhos de produtividade e desempenho.

A equipe já trabalha, inclusive, para incluir na plataforma outras ferramentas genômicas ainda mais avançadas. Este trabalho será concluído quando o setor produtivo estiver pronto para usá-las nos programas de melhoramento genético que devem emergir no futuro próximo.

Computação

A equipe da Embrapa Recursos Genéticos descobriu marcadores genéticos dos camarões e das outras espécies de peixes com ajuda do Laboratório Multiusuário de Bioinformática (LMB), instalado na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP).

A partir disso, análises complexas, conhecimento especializado e modernas ferramentas de bioinformática foram empregadas para otimizar a seleção das espécies segundo parentesco, performance e outras características.

No caso do TambaPlus, por exemplo, foi necessária uma “nova” montagem do genoma do tambaqui antes da descoberta dos marcadores moleculares, que compõem os dois chips de parentesco e pureza da espécie.

Confira também o boletim AgEvolution “Piscicultura 4.0”:

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também