Digital
IBM e S4 visam acelerar agro digital na América Latina
Plataforma geoespacial fornece dados climáticos e de rastreabilidade para o setor
A IBM e a S4, empresa Argentina que expandiu as operações para o Brasil e os Estados Unidos, visam acelerar a digitalização do agro na América do Sul com a sinergia de três plataformas tecnológicas.
Com base no IBM Food Trust para rastreabilidade e da The Weather Company para previsão climática, a plataforma geoespacial S4Go desenvolve conhecimentos agronômicos e climáticos com base em um profundo entendimento das operações agrícola, tecnologia de satélite, inteligência artificial e gerenciamento de riscos climáticos.
A parceria pode beneficiar todos os elos do do agronegócio, desde produtores, empresas de insumos até como bancos, seguradoras e varejo. Ente os atuais clientes, já estão a Corteva, Ambev, Indigo e Tomorrow Food.
Segundo a OCDE e a FAO, a América Latina é hoje o maior exportador de alimentos do mundo, respondendo por 12% da produção e por 16% das exportações mundiais de produtos agrícolas, e estima-se que na América Latina a agricultura crescerá 17% na próxima década.
O S4Go aproveitará dados da The Weather Company da IBM para medir o impacto do clima nas lavouras e na produção agrícola, e relacionará estes dados à cadeia de distribuição de alimentos com a rastreabilidade do IBM Food Trust, o blockchain do gigante da informática.
“As empresas têm necessidade de conhecer mais detalhes sobre produtos alimentícios, não apenas para a compra, mas também para suas decisões de negócios”, diz Sebastián Priolo, CTO da S4.
Segundo ele, a colaboração permitirá um marketplace transparente e acessível para as empresas, melhorias no planejamento da produção e na rastreabilidade de alimentos e, ao mesmo tempo, para gerenciar o impacto do clima nos processos de cultivo.
“O objetivo também é oferecer às empresas como bancos, telecomunicações ou seguros, as ferramentas eficazes, eficientes e confiáveis para que desenvolvam seus negócios e os de seus clientes finais”, acrescenta.
A tecnologia blockchain de IBM Food Trust também permite uma troca de informações altamente segura, confiável e autorizada por várias partes, incluindo os consumidores finais.
“O gerenciamento de riscos climáticos e a rastreabilidade de alimentos estão se tornando críticos e as soluções IBM Food Trust e The Weather Company permitirão que os integrantes da cadeia agroindustrial tomem decisões com base em dados, como monitoramento em tempo real de lavouras, níveis de crescimento, impacto climático, entre outros”, finaliza a executiva. (com informações da assessoria de imprensa)
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro