Inovação
Ferramenta calcula número de plantas por talhão com foto de celular
Para produtor, inovação agiliza e facilita bastante o trabalho que exigia uso de trenas

A Syngenta Digital incluiu uma nova funcionalidade em sua ferramenta Cropwise Protector para contagem de plantas a partir de fotos das áreas com aparelhos de celular. O agricultor precisará apenas fotografar o estande ou talhão para ter uma previsão precisa sobre a população de plantas na área.
Segundo a empresa, a tecnologia de inteligência artificial realiza automaticamente o reconhecimento e a contagem a partir da análise de imagens da lavoura. O processo gera maior precisão nas avaliações, além de dispensar a apuração manual, gerando menos desgaste às equipes de campo.
Os testes para validar a nova ferramenta foram feitos junto a mais de 250 produtores, abrangendo uma área superior a 200 mil hectares, por meio de 20 mil fotos de celular. A função está disponível para a cultura de soja, milho e algodão.
O gerente de Produto da Syngenta Digital, Heli Rabelo, conta que a nova funcionalidade se mostrou eficaz. “A partir dos nossos milhares de testes, comprovamos que a contagem de estande pode substituir com segurança e muito mais agilidade a medição por trena”, explica.
Como funciona?
Com a contagem de estande por foto, o técnico captura a imagem da lavoura com a câmera de celular, e um algoritmo de visão computacional conta o número de plantas automaticamente.
“Nós utilizamos a inteligência artificial para identificar quantas plantas existem por metro. Para isso, calibramos o software para que seja capaz de identificar e distinguir as características dos pés de soja, de milho e de algodão. Neste processo, cadastramos muitas imagens no banco de dados, treinando a máquina até que atingisse a eficácia esperada”, explica Gustavo Schaper, Diretor Geral da Syngenta Digital.
Do ponto de vista do produtor, Cleiton Schardong, responsável pelo Planejamento e Controle de Agricultura Digital da Fazenda Palmares, da SLC Agrícola, acompanhou os testes nos estandes de soja. “A ferramenta é bastante útil. Fazíamos com a trena, só que demora mais tempo. Com as fotos, agiliza bastante o serviço. É uma ferramenta que vem somar bastante”, afirma.
Segundo ele, nos talhões onde foram feitos os testes, o procedimento levou cerca de 20 segundos por estande. Na contagem manual, o tempo médio para averiguar a mesma área é de 3 a 5 minutos. “Com a funcionalidade, você para no ponto, tira a foto, e o aplicativo já gera o estande. Depois é só seguir para o outro ponto”, diz.
Segundo Schaper, “a contagem de estande deixa a operação mais rápida e mais inteligente. Economiza tempo, esforço humano e dores de cabeça, pois são menos pessoas agachadas contando plantas na mão. Dessa forma, traz inteligência e agilidade para o processo no campo. (com informações da assessoria de imprensa)
Assine nossa Newslatter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro