Ir para o conteúdo

Embrapa

Embrapa anuncia vencedoras do Programa Inova para suínos e aves

Propostas incluem automação, nutrição sustentável e inteligência artificial, entre outras

A Embrapa Suínos e Aves anunciou, na última sexta-feira (dia 29), as vencedoras do InovaPork e o InovaAvi, iniciativa de inovação da unidade com foco nas cadeias da suinocultura e avicultura.

A final do Programa Inova: Fuçar, Chocar, Inovar contou com cinco propostas em cada categoria, das quais três foram premiadas em cada uma delas. “O que fica claro é o potencial do Brasil no sentido de gerar tecnologias através de tantas mentes brilhantes”, destacou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Everton Krabbe.

InovaPork

Na iniciativa InovaPork as soluções que se destacaram envolveram automação e suplementos. Com o primeiro lugar ficou a solução Robotização inteligente 4.0 na suinocultura de precisão, da equipe Roboagro, do Rio Grande do Sul.

Em segundo lugar ficou a equipe da Agros Nutrition, de Santa Catarina, com a proposta SU-MAX, um suplemento mineral à base de aminoácidos para incremento de produtividade com benefícios diretos na redução da contaminação ambiental por dejetos suínos.

E, também de Santa Catarina, o terceiro lugar foi da PigScale – Pesagem automatizada de suínos através de visão computacional e inteligência artificial, da SmartPIXEL.

InovaAvi

No desafio de ideias para a avicultura, as propostas permearam a automação e a inteligência artificial. A primeira colocação ficou para a equipe da QualyFull Sistemas, de Santa Catarina, com a proposta Solução Tecnológica para o Auto Controle Digital Agro 5.0.

A equipe da Cooltivando Consultoria Ltda, do Paraná, ficou com o segundo lugar com a proposta Cooltivando Vida. E a Ecotrace Solutions, de São Paulo, levou o terceiro, com a proposta IA para Frangos.

Para o analista Cássio Wilbert, um dos coordenadores do Programa Inova, esta edição de 2021 avançou na busca de um modelo adequado para gerar conexões e ajudar os setores de suinocultura e avicultura por meio de soluções de impacto.

“Começamos esse processo de inovação fuçando, depois chocamos e agora estamos mais maduros para avançar nas entregas de impacto. Por meio da trilha de inovação oportunizamos e abrimos as portas da Embrapa e dos parceiros para jovens empreendedores que podem contribuir muito com a vida dos nossos produtores e do país”, disse.

Outro destaque enfatizado pelo analista é que o mais importante de toda a ação não é a premiação. “o mais importante é cada uma da dessas startups e nossas equipes de pesquisa farão a partir da segunda-feira. A nossa expectativa é continuar a trabalhar com essas equipes de startups, reforçando a imagem da Embrapa como principal catalizadora de inovações do agro”, finalizou.

Premiação

As três propostas melhores classificadas receberão premiação, além do troféu. Para o primeiro lugar será até 5 “passes livres”, com acesso a todos os cursos da empresa por 6 meses, na plataforma da Academia Suína ou Academia da Avicultura, relacionado ao tema da inscrição.

Para o segundo lugar até 5 cursos a escolher na plataforma da Academia Suína ou Academia da Avicultura, relacionado ao tema da inscrição. E, para o terceiro até 3 cursos a escolher na plataforma da Academia Suína ou Academia da Avicultura, relacionado ao tema da inscrição.

Para todas as dez equipes a premiação inclui a oportunidade de visibilidade das soluções tecnológicas para representantes de agroindústrias e investidores; Mentoria com especialistas em agronegócio, tecnologia e negócios; e Trabalho com a equipe da Embrapa, Unochapecó e INCTECh para desenvolvimento da solução tecnológica durante a “Trilha de Inovação”. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro