Copersucar migra operações de TI para a “nuvem” da IBM
Processo acelera transformação digital da maior produtora de açúcar e etanol do país
Por Redação
COMPARTILHE NO WHATSAPP
A Copersucar migrou suas operações de TI (Tecnologia da Informação) para o IBM Cloud como parte de seu processo de transformação digital. O acordo visa aumentar a produtividade e a eficiência da cooperativa, além de modernizar processos e acelerar a expansão de seus negócios.
A cooperativa tem um modelo de negócio único, conectando as usinas e os clientes, ao mesmo tempo em que realiza a operação logística, integrando todos os elos da cadeia de valor. O processo de migração terá com suporte de IBM Global Technology Services.
“Será um vetor para acelerar a entrega de serviços e de novas soluções aos clientes”, disse Dalbi Arruda, CIO da Copersucar
Líder global na comercialização de açúcar e etanol1, a Copersucar comercializou 3,7 milhões de toneladas de açúcar e 5 bilhões de litros de etanol na safra 2019-20.
O Brasil é hoje responsável por cerca de 20% da produção de global de açúcar e referência mundial na produção de etanol de cana-de-açúcar, o biocombustível com menor pegada de carbono.
O país ocupa o segundo lugar em produção de biocombustíveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que produz a partir do milho.
Transformação digital
Para alcançar sua transformação digital e seus objetivos de negócio, a Copersucar contratou a IBM – sua parceira de tecnologia por mais de uma década – para realizar a migração de seu ambiente de uma arquitetura on-premises para IBM Cloud.
Essa atualização de tecnologia abrangente visa endereçar as principais necessidades do cliente: ganhar mais flexibilidade, segurança e escalabilidade de infraestrutura e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais de TI.
Segundo Dalbi Arruda, CIO da Copersucar, a decisão foi pautada pela busca de agilidade, escalabilidade e custos adequados. “Seguramente esse será um vetor para acelerar ainda mais a entrega de serviços e de novas soluções aos clientes internos, externos e ao nosso ecossistema, composto pelas nossas 34 usinas sócias”, afirma.
A IBM hoje gerencia todo o ambiente híbrido de TI da Copersucar – incluindo cargas de trabalho SAP, faturamento e sistemas de logística. Os serviços prestados impactam diretamente em toda a sua cadeia produtiva, desde a cana-de-açúcar no campo até a distribuição logística final dos produtos, como os navios de exportação.
“Empresas como a Copersucar estão buscando as capacidades da nuvem híbrida para inovar mais rapidamente. Além da eficiência e da escalabilidade, em IBM Cloud contamos com tecnologia de ponta em segurança, que permite à Copersucar rodar cargas de trabalho críticas ao mesmo tempo em que protege a integridade dos seus dados e operações”, explica Luis Marcelo Teixeira, Diretor de Serviços de Infraestrutura da IBM Brasil.
Além do ambiente em nuvem, a IBM também gerencia o Service Desk de TI da Copersucar, movido pela inteligência artificial (IA) da solução IBM Workplace Services with Watson.
O serviço resolve de forma autônoma chamados de TI – como redefinições de senha de sistemas e acesso às pastas de rede – dos mais de 500 funcionários da empresa em todo o Brasil, ajudando em seu processo holístico de transformação digital de dentro para fora. (com informações da assessoria de imprensa)