
Um relatório divulgado recentemente pelo site AgFunder News mostrou que as agtechs chinesas captaram US$ 5,7 bilhões em 2018, e indicou que embora o ecossistema seja bastante desenvolvido em áreas como restaurantes online e apps de delivery, outros setores, especialmente food tech, estão muito atrás em relação a polos de inovação como os Estados Unidos. Para reverter a situação, o fundo de venture capital chinês Bits X Bites criou o The China Food Tech Hub, cujo objetivo é fomentar a criação de soluções em alimentos.
A iniciativa quer unir startups a grandes corporações, empresas de biotecnologia e fabricantes de bens de consumo. E o time de fundadores inclui gigantes da indústria, como Coca-Cola, Danone, PepsiCo, General Mills e Puratos, entre outras. “Como primeiro fundo VC da China dedicado a food tech, vimos uma oportunidade de reforçar essas parcerias e facilitando o trabalho conjunto de startups e corporações”, disse Matilda Ho, fundadora do Bits X Bites, ao AgFunder News.
O The China Food Tech Hub será uma plataforma neutra para as empresas e agtechs colaborarem entre si, buscando maneiras inteligentes de inovar, debater problemas do setor e criar novas oportunidades de crescimento. Isso será feito por meio de encontros regulares em que essas companhias maiores vão dividir informações com os empreendedores e trabalhar em projetos piloto e outros tipos de soluções.