Carrefour lança blockchain para a cadeia de citros

Tecnologia permite rastrear informações detalhadas sobre produção, histórico e distribuição dos alimentos

Por Redação
blockchain carrefour

O Carrefour lança hoje uma nova linha de produtos com tecnologia blockchain: a de cítricos. A partir de agora, laranjas pêra, bahia, lima e tangerinas do selo Sabor & Qualidade, vendidas nas lojas do estado de São Paulo, poderão ser rastreadas por essa ferramenta em qualquer etapa de seu ciclo de vida.

Com isso, por meio do QR Code nas embalagens, o cliente passa a ter acesso em tempo real a informações mais amplas, seguras, imutáveis e transparentes sobre o histórico de produção e transporte do produto. Entre elas, estão a origem, safra, data de colheita, de processamento no packing house e chegada às gôndolas.

No Brasil, o Carrefour é uma das primeiras redes de supermercados no uso do blockchain, estratégia que está alinhada ao propósito da companhia de educar o consumidor para uma alimentação mais saudável e sustentável, seguindo o movimento global da companhia, denominado Act For Food.

“Essa tecnologia contribui para a democratização da informação sobre a origem do produto para o consumidor, assim, ele pode escolher de forma responsável os alimentos que leva para casa, optando por produtos cuja história é possível conhecer e promover”, avalia Lucio Vicente, Head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Segundo ele, as informações fornecidas pelo QR Code asseguram que a produção é monitorada pela empresa e que se tratam de produtos com alto valor agregado.

A primeira linha de produtos lançada pela companhia com essa tecnologia foi a de Suínos Sabor & Qualidade, em abril de 2019. As duas iniciativas fazem parte da plataforma FoodTrust, em parceria com a IBM, e é um aprimoramento em relação à rastreabilidade tradicional pela riqueza de informações e confiabilidade.

Nesse caso, o blockchain permite também o acesso a dados sobre criação e controle veterinário, alimentação dos animais, transporte até o abatedouro e açougue, abate e controle de qualidade. Até o final de 2021, a expectativa é de que o uso do blockchain seja estendido a outras cadeias do selo Sabor & Qualidade. (com informações da assessoria de imprensa).

Veja também o episódio “Consumidores Conectados” do AgEvolution:

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também