Ir para o conteúdo

AgroUp descobre “novo hub” para o agro em Santa Rita do Sapucaí

Organizado pelo Senar e Faemg, evento produziu 11 soluções para pecuária leiteira na cidade conhecida como Vale da Eletrônica.

O I Hackathon AgroUp reuniu, no último final de semana, 54 jovens de diferentes cidades em Santa Rita do Sapucaí (MG) para uma intensa experiência de inovação a fim de desenvolver soluções para a cadeia leiteira.

Organizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Faemg (Federação da Agricultura de Minas Gerais), o evento ofereceu mentorias multidisciplinares e a estrutura do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) aos participantes, que geraram 11 soluções em menos de 48 horas.

Integrantes da vencedora LeiteCoin, mentores e jurados celebram resultados do I Hackathon AgroUp.

“Santa Rita do Sapucaí foi escolhida porque tem forte o agro e a eletrônica, mas os dois estavam afastados por vários anos. Nós lançamos este desafio e ele foi muito bem recebido pelo Inatel, pela CooperRita e outros players da cidade. O I Hackathon AgroUp concretiza este trabalho”, diz Silvana Novaes, superintendente do Instituto “Antônio Ernesto de Salvo” (Inaes) da Faemg.

Depois de muito aprendizado e colaboração, o grande vencedor da competição foi o aplicativo batizado LeiteCoin com a proposta de uma moeda digital para facilitar as relações comerciais entre produtores, indústrias de laticínios e lojistas de insumos.

Com o aplicativo, os pequenos e médios produtores poderão antecipar créditos, as fábricas fidelizar seus fornecedores e as revendedoras comercializar seus produtos com recebimento garantido.

O segundo lugar ficou com a startup Assistente Mimosa que visa a gestão de diversos indicadores da produção leiteira com uso de inteligência artificial. Já o terceiro lugar foi conquistado pela EstroID com um software para identificação por sensores do ciclo de cio das vacas.

Já a startup MuuNitor, formada por alunos de ensino médio técnico, também abordou a questão do cio com a proposta de uso de sensores para identificação de alterações de temperatura e movimentação dos animais.

Reencontro com o agro

Conhecida como Vale da Eletrônica, Santa Rita do Sapucaí exibe uma condição invejável para a inovação em geral. Apenas na Inatel, há laboratórios bem equipados de telecomunicações, biomedicina, 5G, Indústria 4.0, modelagem, jogos eletrônicos e outros.

Além do Instituto, a cidade também é sede de uma incubadora municipal com boa estrutura de salas e galpões, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE) “Sinhá Moreira” e a FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação), além de diversas empresas do setor eletro-eletrônico.

Este parque técnico e acadêmico, curiosamente, começou com investimento de famílias tradicionais da cultura cafeeira há 60 anos, se afastou do produtores nas últimas décadas e, se depender dos representantes do agro no município, estará cada vez mais próximo.

Além do AgroUp, algumas iniciativas para esta interação já estão sendo lideradas pela CooperRita, que tem sede na cidade, a Prefeitura Municipal e o HackTown por meio de eventos e programas para desenvolvimento e adoção de inovações para os produtores rurais de leite e café.

Acompanhe a cobertura completa sobre o I Hackathon AgroUp no boletim televisivo do Ag/Evolution, que irá ao ar na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, às 8h, no Canal Rural. O programa é reprisado às quintas no mesmo horário.

O AgroUp é uma realização do Senar que visa conectar diversos atores e contribuir ativamente com a transformação tecnológica no campo. O Ag/Evolution e o Canal Rural são parceiros da iniciativa.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro