Tecnologia
Sensor nada com o cardume para monitorar aquicultura
Ferramenta flutua e afunda para acompanhar os peixes por onde eles forem

A agtech canadense Sedna Technologies apresentou, em março, um novo sensor multifuncional capaz de “seguir os peixes” e mensurar uma variedade maior de indicadores para uma “disrupção” na aquicultura.

Sistema é operado por um aplicativo por smartphone, tablet ou via internet. (foto – Sedna Technologies)
O Globe é um sensor wireless e multifuncional que pode ser equipado com vários microssensores de última geração e usado para monitorar grande variedade de dados em tempo real.
O tecnologia, ainda, pode flutuar, afundar ou ter flutuabilidade neutra para seguir os peixes de perto através de canos, mangueiras, bombas, máquinas ou outras instalações a fim de medir o impacto das operações nos cardumes.
Ele mede apenas 9,5 cm de diâmetro, pesa 325 gramas e é projetado para medir a qualidade da água e o comportamento físico dos peixes para garantir o bem-estar dos peixes. Além disso, é operado por um aplicativo por smartphone, tablet ou via internet
“A primeira versão está disponível com microssensores para mensurar oxigênio, temperatura, pH e o biorritmo dos peixes. Ainda este ano, incluiremos para nitrato, amônia e salinidade e continuaremos adicionando muitos novos sensores e recursos para nos mantermos na vanguarda”, disse o co-fundador da Sedna, Sheamus MacDonald em um comunicado à imprensa.
Todos estes indicadores permitem tomadas de decisões mais rápidas e precisas a fim de gerar ganhos de eficiência produtiva, economia e maiores margens aos aquicultores.
Os desenvolvedores projetaram originalmente o sensor para garantir o transporte seguro de lagostas vivas, mas agora fizeram uma parceria com o grupo Akva da Noruega para diversificar as aplicações na aquicultura.
“Descobrimos novos usos e mercados para o sensor Globe quase toda semana, inclusive em áreas como mineração, silvicultura, energia, construção, engenharia e consultoria. O produto é na realidade uma tecnologia disruptiva e com um preço que abre um enorme mercado global”, finaliza.
Veja também o boletim AgEvolution “Piscicultura 4.0”:
Assine nossa Newslatter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro