Ir para o conteúdo

Agro 4.0

XP lança fintech 100% dedicada ao crédito rural

A DuAgro é resultado da parceria entre a unicórnio das finanças e a securitizadora Vert para facilitar financiamento de insumos

A XP Inc. e a Vert lançaram hoje a fintech DuAgro, uma plataforma integrada ao mercado financeiro e de capitais que utiliza tecnologias digitais para promover o financiamento para a compra de insumos agrícolas.

Em um contexto de insuficiência do crédito rural subsidiado, a empresa facilitará a disponibilização de recursos aos agricultores por meio da indústria e dos distribuidores de insumos.

O foco de atuação são os pequenos e médios produtores, que juntos respondem por boa parte da produção agropecuária brasileira, mas enfrentam dificuldade de acesso ao crédito, concentrado em poucos bancos e indústrias.

De olho nisso, a DuAgro pretende conduzir no campo a mesma transformação que a XP Inc. promoveu nos investimentos. O agronegócio representa cerca de 25% do PIB brasileiro e tem demonstrado crescimento consistente ao longo dos últimos anos.

Para Bruno Constantino, da XP Inc., o agronegócio é o grande motor da economia brasileira e a entrada nesse setor é estratégica para a XP: “A criação da DuAgro reforça nosso ecossistema, dando acesso a crédito ao produtor rural, de forma ágil, inovadora e digital, ao mesmo tempo em que ajuda no desenvolvimento do mercado financeiro Brasileiro, com a criação de novos produtos.”, afirma.

A solução nasce com o propósito de fomentar os produtores comprometidos com a responsabilidade socioambiental e, portanto, apto a acessar taxas melhores no mercado de investidores de green bonds e ESG.

Sem exigência de garantia

Para de fato transformar o crédito do campo, a DuAgro propõe uma abordagem inédita. Não é mais o produtor que precisa se encaixar a um modelo rígido de financiamento, mas sim o financiamento através da plataforma da fintech que se ajusta à dinâmica da compra de insumos.

A aprovação de crédito é totalmente digital. Quando o produtor acessa a plataforma, o seu limite já está pré-aprovado no valor da compra. Basta ele confirmar os dados cadastrais, fazer o upload dos documentos pessoais e assinar eletronicamente a CPR financeira (Cédula de Produto Rural – Financeira).

E o mais importante: não há exigência de garantias, o que garante a agilidade do processo. “Após anos de atuação no financiamento agropecuário, entendemos as especificidades do setor e trabalhamos em uma solução para que o crédito efetivamente chegue ao campo”, destaca Fernanda Mello, CEO da DuAgro.

Segundo ela, o agronegócio funciona por ciclos biológicos. Portanto, os recursos precisam ser desembolsados no momento certo da compra de insumos já que o calendário é por safra e não espera.

“Acessar pequenos e médios produtores é difícil porque eles estão espalhados. A formalização de documentos físicos em cartórios inviabiliza muitas operações. Para resolver essas e outras questões, criamos uma ferramenta totalmente digital, que atende rapidamente o produtor em qualquer região do país.”

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro