China
XAG lança nova série de drones multifuncionais e robôs conectados
Empresa visa popularizar Agro 4.0 entre pequenos produtores chineses e reduzir mão de obra humana
A empesa chinesa XAG lançou uma série de equipamentos agrícolas autônomos com alto nível tecnológico em sua conferência anual, realizada em 15 de dezembro, para tornar a agricultura de pequenos e médios produtores mais eficiente e sustentável.

Lançamentos ocorreram na conferência anual da gigante chinesa e visam popularizar Agro 4.0 no país. (foto – XAG)
Os novos lançamentos incluem três modelos do Drone Agrícola XAG (Agricultural Drone) e duas versões do Veículo Terrestre Não Tripulado R150 (R150 Unmanned Ground Vehicle), que em breve estarão disponíveis comercialmente no mercado chinês.
A XAG também anunciou ações para ampliar o serviço de mapas de prescrição com IA (Inteligência Artificial) para pulverização de safras na China com objetivo de reduzir o uso de defensivos.
De acordo com Justin Gong, co-fundador da XAG, à medida que a urbanização na China continua a se acelerar e deve chegar a 65% da população até 2050, o envelhecimento rural e a perda de força de trabalho agrícola podem ser um risco para a segurança alimentar.
“Diante desses desafios, precisamos aproveitar o poder da tecnologia para remodelar o sistema agrícola e alimentar, eliminando a exclusão digital rural e ajudando os agricultores a obter uma margem de lucro maior na produção de safras”, disse.
Drone multifuncional
Os novos drones XAG P40 e o P80 foram lançados para fornecer vários tipos de operações nas fazendas. Equipado com um Sistema de Controle Inteligente, a nova série XAG P pode alternar diversas funções.

Drones série P realizam pulverização, ,mapeamento, semeadura e adubação. (foto – Xag)
Por meio de um aplicativo móvel, os usuários podem controlar o equipamento para coletar mapas de campo de alta definição, distribuir sementes, espalhar fertilizantes e aplicar pesticidas, o que no passado só podia ser realizado por várias ferramentas.
Segundo a empresa, se comparado aos drones tradicionais, os novos modelos reduzem significativamente a barreira para adoção e torna as tarefas agrícolas trabalhosas e tediosas muito mais simples.
Especificamente, o XAG P40 Agricultural Drone é projetado para pequenas fazendas onde grandes equipamentos de solo são caros e muito restritos. Com o sistema RealTerra com tecnologia de pulverização por atomização rotativa, o XAG P40 suporta tanques de 20L e cobre 15 hectares de terra por hora com proteção de cultivo precisa e uniforme.
Ao substituir para o sistema RevoCast, o mesmo Drone XAG P40 usa um recipiente de 25L para aplicar 2,4 toneladas de fertilizantes ou 1,6 toneladas de sementes de arroz em apenas uma hora.
Já o Drone Agrícola XAG P80 foi desenvolvido para atender às necessidades dos usuários que atendem a uma área de campo maior. Ele eleva a capacidade dos drones para 40 kg e é capaz de cobrir 20 hectares de terras agrícolas em uma hora com pulverização a taxa variada.
Robô conectado
Para dispensar o trabalho humano em todos os estágios do cultivo, o XAG desenvolveu diversos potenciais do Veículo Terrestre Não Tripulado R150, adicionando controle em tempo real e de alta precisão.

Modelo R150 dispensa trabalho humano e opera mesmo em relevos acidentados. (foto- XAG)
Como a primeira plataforma robótica agrícola produzida em massa do mundo, o robô XAG R150 estreou na China em julho com uma ampla gama de funções, como pulverização de safras, transporte de insumos e monitoramento de campo.
Graças à rede de navegação de nível centimétrico, os trabalhadores agrícolas precisam apenas pressionar alguns botões e o robô agrícola opera automaticamente sob controle de precisão.
Apesar do aumento da conectividade, o setor agro chinês ainda é caracterizado como uma economia de pequenos produtores, onde o tamanho e o relevo das propriedades impõe obstáculos à mecanização tradicional.
Por exemplo, a maioria dos campos de arroz é tradicionalmente transplantada à mão, um processo manual que consome tempo, ao mesmo tempo que causa distribuição desigual de sementes e menor produtividade.
O XAG R150 visa resolver esse tipo de problema, oferecendo operação de espalhamento não tripulado em larga escala em campos abertos e pomares. Com um contêiner de 220L, o sistema RevoCast pode distribuir sem esforço sementes, fertilizantes orgânicos, etc. nas áreas-alvo.
Já implemento cortador de ervas daninhas, ao contrário dos cortadores manuais existentes, pode realiza o trabalho cinco vezes mais rápido e facilita a atividade.
Envergadura
Já o modelo de drone XAG V40 utiliza o primeiro sistema de rotor duplo da indústria para elevar o equilíbrio entre eficiência operacional e qualidade. Pela sua aerodinâmica, ele utilizar seu downdraft para fazer a partículas do spray penetrar melhor nas folhas e plantas.
O efeito da penetração da pulverização aumenta mais de duas vezes em comparação com os drones tradicionais de pulverização. Isso significa minimizar a deriva da pulverização e evitar sobreposições ou falhas.
O XAG V40 também oferece suporte aos sistemas RealTerra, RevoSpray e RevoCast para flexibilidade em um único dispositivo nas funções de mapas de campo HD, semeadura ou controle de doenças nas plantações.
Quando se trata de pulverização de safras, o V40 tem capacidade de 20 kg e cobertura com 10 metros de largura na pulverização, o que permite operações não tripuladas em uma escala de 16 hectares por hora.
Prescrição sustentável
Em meio a uma campanha global em andamento para melhorar a segurança alimentar, a XAG anuncia uma ação estratégica para reduzir o uso de defensivos por meio da introdução da tecnologia de mapas de prescrição na agricultura.

Prescrição inteligente considera diferentes etapas de cada cultura para aplicação “cirúrgica” de defensivos. (foto – Xag)
De acordo com Peng Bin, CEO da XAG, o mapa de prescrição de IA, como uma ferramenta poderosa para gerenciar a variabilidade em fazendas, permite que pulverização de alta precisão com drones e robôs.
Acredita-se que isso pode reduzir os custos operacionais dos agricultores e das equipes de serviços agrícolas, evitando a poluição do solo e garantindo uma produção de alta qualidade.
XAG RealTerra é o sistema de carga útil que facilitaria a aplicação de solução de mapa de prescrição em semeadura, fertilização e proteção de lavouras. Ao embarcar no drone agrícola, ele capacita as novas Séries P e V com a função de ponta de mapeamento aéreo para obter imagens agrícolas digitais em HD.
O RealTerra também pode identificar automaticamente os limites do campo, a densidade da planta, bem como o status do crescimento da cultura, para calcular a quantidade e localização com alta precisão.
A ampliação da operação do mapa de prescrição está de acordo com o plano de ação da China para atingir o crescimento zero de fertilizantes químicos e químicos. (com informações da assessoria de imprensa)
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro