Xag
Xag lança novos drones agrícolas e veículo terrestre
Equipamentos integram projetos para modelos de fazenda autônoma na China
A Xag, gigante chinesa dos drones, lançou cinco novos equipamentos com previsão de chegar ao mercado mundial ainda em 2022. São quatro drones (XAG P50 e P100 Agricultural Drone, XAG M500 e M2000 Remote Sensing Drone), e o XAG R150, que é um veículo terrestre não tripulado.

XAG P100 Agricultural Drone tem operação multifuncional. (foto – Xag)
Os dois novos modelos do XAG Agricultural Drone, P100 e V50, seguem princípios totalmente novos, desde o design estrutural até os sistemas de tarefas.
O XAG P100 herda a estrutura do quadrirotor com uma carga útil efetiva de 40 kg, enquanto o V50 adota o design de asa de inclinação dupla para atender às necessidades de diferentes usuários com base no tamanho da fazenda.
Operação sem internet
Os dois novos drones podem alternar entre as funções de pulverização, fertilização e mapeamento de campo. Segundo a empresa, o transporte e a manutenção também são muito mais fáceis para aumentar a eficiência da operação.
No passado, os drones agrícolas não eram capazes de trabalhar sem sinais de rede porque seu voo autônomo depende do sinal RTK da rede 4G. Agora, com o sistema de controle de vôo SuperX 4 Pro mais avançado, a XAG afirma que o P100 e o V50 podem permanecer em operação estável e de alta precisão em fazendas, mesmo com sem infraestrutura de Internet.
Economia de insumos
A XAG também atualizou os sistemas no P100 e no V50 Agricultural Drone para melhorar ainda mais a eficiência e a precisão em vários cenários de aplicação.
O sistema XAG RevoSpray 2.0 adota a tecnologia de atomização rotativa inteligente que permite que gotículas finas sejam pulverizadas com precisão entre o tamanho de 40-600μm e, portanto, reduza o uso de pesticidas.
O sistema XAG RevoCast 2.0 foi reprojetado com discos centrífugos verticais duplos e um novo alimentador de parafuso inteligente, que pode atingir uma eficiência de transmissão de 80 kg de uréia por minuto.
O XAG RealTerra 2.0 como módulo de mapeamento pode equipar o drone com a capacidade de pesquisar uma área máxima de 13 hectares por surtida em terras agrícolas e pomares. Ele suporta mapeamento em tempo real e é capaz de gerar mapas de campo de alta definição imediatamente após o pouso.
Escalonável

XAG R150 pode operar de forma totalmente autônoma por um longo período de tempo. (foto – Xag)
A XAG fez mais atualizações tecnológicas no veículo terrestre não tripulado R150. A nova geração do XAG R150 é uma plataforma de carga útil, aberta e escalonável que pode operar com diferentes sistemas de tarefas para pulverização, fertilização e colheitas de alta precisão.
O sistema RevoMower 2.0 aprimorado facilita o corte de grama em terrenos complexos, como terras agrícolas, planícies lamacentas e pomares. Apresentando um poder de corte de 6 quilowatts e estrutura de lâmina dupla, o XAG R150 pode controlar ervas daninhas. Além disso, o XAG adicionou o sistema HydraulicSpray ao seu R150.
Com o sistema de controle SuperX 4 Pro, o XAG R150 pode operar de forma totalmente autônoma por um longo período de tempo. Aproveitando a visão de máquina e o radar de imagem MMV 4D, ele pode realizar a localização automática de obstáculos.
Sensoriamento remoto
A XAG lançou dois novos modelos de drones de sensoriamento remoto da série M, o M500 e o M2000. O modelo XAG M500 suporta quatro tipos de câmeras com diferentes megapixels e espectros de luz para mapeamento rápido de terras agrícolas e reconhecimento de plantações.

O modelo XAG M500 suporta quatro tipos de câmeras com diferentes megapixels e espectros de luz. (foto – Xag)
Ao obter imagens de terras agrícolas em HD e gerar mapas de campo digitais, o XAG M500 pode ajudar os gestores de fazendas a quantificar as condições de campo e indicadores.
Entre eles, a irrigação, taxa de germinação, densidade e altura das lavouras, doenças de pragas e rendimento estimado da safra.
Para levantamentos de grandes áreas, o modelo XAG M2000 tem a primeira plataforma de vôo de asa fixa VTOL (decolagem e pouso vertical) da empresa. Equipado com uma bateria de carregamento rápido, o equipamento pode voar até 90 minutos e mapear uma área de até 533 hectares.
Fazendas autônomas
Em abril de 2021, a XAG lançou a “Super Cotton Farm” no noroeste da China, onde dois fazendeiros com menos de 30 anos administram lavouras de algodão de 200 hectares com a ajuda de drones, robôs e IA.
Os rastreamentos de reivindicações XAG mostram que os custos de mão de obra foram reduzidos em 60% e 36% menos pesticidas foram usados em comparação com a fazenda tradicional.
A colheita abundante de algodão branco como a neve também demonstrou a escalabilidade de uma fazenda autônoma impulsionada por tecnologias digitais.
Como outra nova incubadora de tecnologias agrícolas, “o Super Farm Project” também foi lançado pela XAG no final de 2021 em Guangzhou, China. A XAG diz que “espera construir o modelo de fazenda autônomo mais legal e hardcore que possa ser replicado e promovido no futuro”. (com informações da assessoria de imprensa)
Veja também o boletim AgEvolution “Drones: astros da Inovação”:
Mais sobre:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro