Ir para o conteúdo

Mercado

Traders lançarão no Brasil blockchain global para comércio de grãos

Principal desafio é mobilizar todos os elos da cadeia, apesar da agilidade e redução de riscos da solução

Gigantes do setor de grãos e oleoginosas uniram forças para digitalizar as transações comerciais em uma plataforma global com base em blockchain. Chamado Covantis, o projeto terá lançamento global no Brasil até o meio deste ano, segundo informações da AgFundersNews (AFN).

A iniciativa inclui a ADM, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus Company, bem como a COFCO, da China, e a Glencore Agriculture, da Suíça, e foi formalizada com sede em Genebra, Suíça.

O objetivo é modernizar a comercialização de grãos e oleoginosas a partir da tecnologia de blockchain, que minimiza riscos dos traders e aumenta a eficiência do comércio e expedição dos produtos.

A CEO da Covantis, Petya Sechanova, disse à AFN que a instituição consultou players do setor no Brasil e ressaltou o grande esforço para alinhar todos da cadeia.

“Isso é algo que leva muito tempo, especialmente com as autoridades reguladoras envolvidas. O ecossistema é muito complexo. A maioria das empresas tentou digitalizar os processos integralmente, mas a realidade é que se comprador, banco, agência reguladora, autoridades aduaneiras e governos não estiverem vendo o valor, é difícil ter todos alinhados”, comentou.

O lançamento será no Brasil, mas a executiva disse que o processo global ainda levará muito tempo pela complexidade do ecossistema e envolvimento das autoridades reguladoras. A plataforma não foi projetada para conectar compradores e vendedores de commodities agrícolas, como estão fazendo várias startups, mas visa modernizar o processo pós-negociação por meio de plataforma digital segura.

“Visamos minimizar os riscos operacionais dos traders e aumentar a eficiência do mercado para todo o setor de comércio e expedição de commodities. Muitos operadores no espaço ainda dependem de documentos em papel, emails e arquivos do Excel, de acordo com a Sechanova”, observou.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro