Ir para o conteúdo

Telemetria

Telemetria economiza 30% do diesel em colheitadeiras

Consumo caiu de 24 para 16 litros de combustível por hora em cana-de-açúcar

O uso de telemetria para monitorar e planejar as operações de maquinários, como colheitadeiras em cana-de-açúcar, pode reduzir em até 30% os gastos com combustíveis e, ainda, evitar desgastes desnecessários dos equipamentos.

telemetria

Recurso diminuiu o consumo de diesel de 24 litros por hora de manobra para 16 litros. (foto – arquivo)

Segundo a NewtTec Telemetria, o recurso diminuiu o consumo de diesel de 24 litros por hora de manobra para 16 litros em operações de colheitadeiras de cana-de-açúcar.

“Ao desligar alguns componentes da máquina não necessários, alcançamos uma economia média de R$ 66,00 de combustível dia por máquina, algo em torno de R$ 1.500 mês, sem considerar o desgaste dos componentes”, diz Ivan Soares, engenheiro de Desenvolvimento e Aplicações da Newtec Telemetria.

Segundo ele, a telemetria no campo é diferente da que é utilizada no transporte de veículos, que permite saber localização, comportamento do motorista, consumo de combustível, entre outros pontos.

“Quando entramos no agronegócio, o interesse principal do agricultor é a gestão da fazenda. O produtor tem ativos com alto valor e prezar pela segurança deles é importante, mas o principal foco da telemetria é saber quais atividades as máquinas estão realizando”, ressalta.

Telemetria

O recurso da telemetria permite acesso a informações quantitativas e ativas sobre o que está sendo feito no campo, como também se está correndo da forma mais eficiente. Ou seja, o foco é no que está sendo colhido ou qual é o porcentual da colheita, por exemplo.

“O produtor está preocupado com a produtividade. Dessa forma, ele consegue saber quanto de sua plantação já foi pulverizada ou adubada, se as condições climáticas vão interferir nesse processo, entre outros indicadores”, acrescenta.

Entre eles, a área pulverizada, taxa de adubação, desperdício de material, se o operador pular uma das ruas da lavoura. Deste modo, o ganho é a redução de custo, maior eficiência, manutenção preditiva e planejamento para aumentar o lucro.

Manutenções

Com manutenções feitas corretamente, o produtor reduz custos desnecessários. A telemetria permite prever o controle do horímetro da máquina e, assim, a previsão das manutenções preventivas em tempo real.

Por meio do diagnóstico de cada maquinário, é possível identificar problemas e realizar a manutenção preventiva, evitando que ocorra uma quebra.  “Manutenção corretiva tem um custo muito alto e a indisponibilidade do ativo em momentos importantes, como de uma colheita”, assinala.

Previsibilidade

Uma das principais vantagens é a previsibilidade das operações. Ou seja, o produtor consegue se programar melhor, ter um cronograma das operações e, assim, obter economia, porque saberá exatamente quanto gasta para fazer uma operação.

“É possível saber quanto custa a hora do trator, quanto gasta em manutenção etc., tudo isso de forma simples, porque o sistema é objetivo e mostra os dados que vão realmente interessar para a tomada de decisões”, acrescenta. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro