
Os quatro estados do Sudeste concentram 66% das startups dedicadas ao agronegócio (agtechs) do Brasil, com 739 empresas. Ao todo, o país possui 1.125 empresas de tecnologia no setor. Os dados fazem parte do estudo Radar AgTech, divulgado nesta sexta, 30, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o fundo SP Ventures e a consultoria Homo Ludens.
Segundo o levantamento, a região é seguida pela Sul, com 257 startups do agro. O Centro-Oeste tem 71 empresas, enquanto o Nordeste tem 41 e a Região Norte, apenas 16. Para chegar ao número, o Radar Agtech fez buscas em sites, consultou bases de dados de investidores, investigou a relação de startups inscritas em programas de aceleração e monitorou editais e eventos do setor.
Especialistas ouvidos pela reportagem disseram que a concentração nas regiões Sul e Sudeste – que abrigam quase 90% das agtechs do Brasil – ocorre pela presença de empreendedores qualificados, grande mercado consumidor, investidores e pela força do agronegócio nessas áreas. Juntas, as duas regiões têm 107 milhões de habitantes e concentram seis dos dez estados mais ricos do País.