09 setembro 2019

Startups batalhando na Expointer

Foram 18 startups participando da batalha de pitchs “Like a Farmer”.

COMPARTILHE:

Startup Jetbov apresentando seu pitch

0

Em meio aos julgamentos de animais de raça de alta performance e muitas máquinas modernas que chamam a atenção de visitantes, a competição mais animal da Expointer 2019 aconteceu entre empreendedores entusiasmados com suas Startups com soluções inovadoras. Foram 18 startups participando da batalha de pitchs “Like a Farmer”. Para aqueles menos familiarizados com os termos em inglês e startupez, o pitch é uma apresentação curta (de 3 a 5 minutos), desenvolvida para mostrar aos potenciais investidores ou clientes o projeto de uma startup de forma a despertar seu interesse pelo produto.

A iniciativa aconteceu no estande do Sebrae, que em parceria com o SenarRS promoveram pelo segundo ano a Arena da Inovação, em um espaço amplo e com grande presença de público. Neste ano o foco do projeto eram as cadeias da vitivinicultura, da pecuária de corte e de leite. Além da batalha “Like a Farmer”, os visitantes puderam assistir a palestras e debates sobre empreendedorismo e uso de tecnologia, bem como circular na feira de startups que apresentavam soluções inovadoras.

O ambiente AgTech parece estar vivendo um momento de animação, e na Expointer 2019 foi isso que ficou demonstrado no interesse de um amplo público nas soluções de empresas inovadoras para os problemas no campo. Durante toda a feira as startups interagiram e demonstraram seus produtos e serviços, numa ampla gama de soluções, desde a gestão de rebanhos até o controle eficiente de ervas daninhas. Sem falar é claro nas opções de drones, que sempre chamam atenção, e soluções financeiras que começam a surgir e facilitar a vida no campo.

E depois de três dias de batalhas ininterruptas, a vencedora foi a JetBov, startup de Santa Catarina que já vem pegando tração com sua solução de gestão da pecuária. Em segundo lugar ficou a Eirene, que atua na aplicação de defensivos de forma mais inteligente e eficiente. Ambas empresas com produto no mercado e com experiências de receber investimentos, e que aproveitaram a visibilidade da competição para expor seus cases e acessar novos cliente.

Banca de avaliação debatendo o tema de investimentos em startups

A partir da tradição de décadas na apresentação de animais e máquinas, ao longo dos últimos anos temos visto a transformação da Expointer para mais reuniões de debate e transferência de conhecimento, e recentemente o encontro com o futuro. O tamanho do setor tem chamado a atenção de empreendedores e investidores, que vem os desafios de crescimento como oportunidades de negócio. E a aproximação destes mundos só tem vantagens para todos, e foi isso o que se viu neste ano na feira.

A batalha de pitchs “Like a Farmer” e a Feira da Inovação fizeram parte da agenda de eventos do projeto AgroUp RS na Expointer, promovido pelo Senar e pela Comissão de Inovação da Farsul (Federação da Agricultura do RS). O projeto AgroUp segue com muitas atividades nos estados do RS, BA, MG, MS e RO, que vão passar a fazer parte da agenda de eventos aqui do AgEvolution. Vamos acompanhar!

AUTOR:

Donário Lopes de Almeida

Engenheiro Agrônomo e Jornalista, com MBA em gestão e cursos executivos em reconhecidas escolas como Harvard, Universidade de Wisconsin, Universidade de Toronto e, recentemente, na Singularity University, no Vale do Silício. Entre 2006 e 2017 foi presidente do Canal Rural, onde atua hoje como Conselheiro. Um entusiasta do Agronegócio e da tecnologia, vem direcionando seu foco no entendimento e debate sobre as oportunidades de digitalização da Agropecuária, a Agricultura 4.0.

Leia Mais:

Burger King começa a vender o Rebel Whopper

Hambúrguer feito de plantas já está disponível em 75 unidades da rede

SAIBA MAIS

Corrida pela inovação no Oeste Baiano

Numa maratona de 54h de imersão para construir projetos e pensar diferente, o que se viu na dinâmica em LEM foi uma busca frenética em atender demandas e gargalos do setor.

SAIBA MAIS

Agtechs e food techs entre as 25 melhores startups segundo o LinkedIn

Fintechs dominam o ranking, mas há empresas do agro em destaque na lista Top Startups

SAIBA MAIS

L’Oréal e Sebrae buscam startups com soluções para matérias-primas

Programa de aceleração prevê investimentos de até R$ 150 mil

SAIBA MAIS