Ir para o conteúdo

Startups batalhando na Expointer

Foram 18 startups participando da batalha de pitchs “Like a Farmer”.

Em meio aos julgamentos de animais de raça de alta performance e muitas máquinas modernas que chamam a atenção de visitantes, a competição mais animal da Expointer 2019 aconteceu entre empreendedores entusiasmados com suas Startups com soluções inovadoras. Foram 18 startups participando da batalha de pitchs “Like a Farmer”. Para aqueles menos familiarizados com os termos em inglês e startupez, o pitch é uma apresentação curta (de 3 a 5 minutos), desenvolvida para mostrar aos potenciais investidores ou clientes o projeto de uma startup de forma a despertar seu interesse pelo produto.

A iniciativa aconteceu no estande do Sebrae, que em parceria com o SenarRS promoveram pelo segundo ano a Arena da Inovação, em um espaço amplo e com grande presença de público. Neste ano o foco do projeto eram as cadeias da vitivinicultura, da pecuária de corte e de leite. Além da batalha “Like a Farmer”, os visitantes puderam assistir a palestras e debates sobre empreendedorismo e uso de tecnologia, bem como circular na feira de startups que apresentavam soluções inovadoras.

O ambiente AgTech parece estar vivendo um momento de animação, e na Expointer 2019 foi isso que ficou demonstrado no interesse de um amplo público nas soluções de empresas inovadoras para os problemas no campo. Durante toda a feira as startups interagiram e demonstraram seus produtos e serviços, numa ampla gama de soluções, desde a gestão de rebanhos até o controle eficiente de ervas daninhas. Sem falar é claro nas opções de drones, que sempre chamam atenção, e soluções financeiras que começam a surgir e facilitar a vida no campo.

E depois de três dias de batalhas ininterruptas, a vencedora foi a JetBov, startup de Santa Catarina que já vem pegando tração com sua solução de gestão da pecuária. Em segundo lugar ficou a Eirene, que atua na aplicação de defensivos de forma mais inteligente e eficiente. Ambas empresas com produto no mercado e com experiências de receber investimentos, e que aproveitaram a visibilidade da competição para expor seus cases e acessar novos cliente.

Banca de avaliação debatendo o tema de investimentos em startups

A partir da tradição de décadas na apresentação de animais e máquinas, ao longo dos últimos anos temos visto a transformação da Expointer para mais reuniões de debate e transferência de conhecimento, e recentemente o encontro com o futuro. O tamanho do setor tem chamado a atenção de empreendedores e investidores, que vem os desafios de crescimento como oportunidades de negócio. E a aproximação destes mundos só tem vantagens para todos, e foi isso o que se viu neste ano na feira.

A batalha de pitchs “Like a Farmer” e a Feira da Inovação fizeram parte da agenda de eventos do projeto AgroUp RS na Expointer, promovido pelo Senar e pela Comissão de Inovação da Farsul (Federação da Agricultura do RS). O projeto AgroUp segue com muitas atividades nos estados do RS, BA, MG, MS e RO, que vão passar a fazer parte da agenda de eventos aqui do AgEvolution. Vamos acompanhar!

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro