
Reduzir a quantidade de plástico que é utilizada todos os anos é um dos grandes desafios da indústria e diversas startups estão tentando resolver o problema desenvolvendo alternativas. Agora, a cientista turca Duygu Yilmaz descobriu outra possibilidade: usar caroços de azeitona para produzir um substituto biodegradável que se decompõe na natureza em apenas um ano – em vez dos 450 anos que demoram para o plástico tradicional se decompor.
A descoberta foi acidental. A cientista ficou preocupada com o hábito de seu pai de engolir os caroços e decidiu realizar alguns testes para ter certeza que eles não fariam mal ao estômago. Yilmaz não só não encontrou nenhum problema como descobriu que a composição química dos caroços tinha muitas similaridades com o plástico.
Ela então fundou a startup Biolive para produzir o substituto a partir dos caroços descartados pela indústira de azeites de oliva. Outro benefício do produto é a redução nas emissões de dióxido de carbono: cada quilo de plástico tradicional substituído pelo biodegradável economiza seis quilos de emissões do gás.