06 março 2019

Startup turca cria alternativa ao plástico feita com caroços de azeitona

Substituto se decompõe em apenas um ano e reduz as emissões de dióxino de carbono

COMPARTILHE:

phptddP5l

0

Reduzir a quantidade de plástico que é utilizada todos os anos é um dos grandes desafios da indústria e diversas startups estão tentando resolver o problema desenvolvendo alternativas. Agora, a cientista turca Duygu Yilmaz descobriu outra possibilidade: usar caroços de azeitona para produzir um substituto biodegradável que se decompõe na natureza em apenas um ano – em vez dos 450 anos que demoram para o plástico tradicional se decompor.

A descoberta foi acidental. A cientista ficou preocupada com o hábito de seu pai de engolir os caroços e decidiu realizar alguns testes para ter certeza que eles não fariam mal ao estômago. Yilmaz não só não encontrou nenhum problema como descobriu que a composição química dos caroços tinha muitas similaridades com o plástico.

Ela então fundou a startup Biolive para produzir o substituto a partir dos caroços descartados pela indústira de azeites de oliva. Outro benefício do produto é a redução nas emissões de dióxido de carbono: cada quilo de plástico tradicional substituído pelo biodegradável economiza seis quilos de emissões do gás.

Além do impacto ambiental, a trajetória de Yilmaz tem servido de exemplo para outras mulheres na Turquia, onde a força feminina representa apenas 34% do mercado de trabalho, contra 63% da média global. A cientista inclusive foi vencedora de uma premiação para mulheres empreendedoras em seu país.

Leia Mais:

WeWork lança aceleradora para food techs em Nova York

Startups do mundo inteiro podem participar do processo de seleção

SAIBA MAIS

Solinftec aparece em ranking de maiores agtechs do mundo

Lista foi elaborada pela aceleradora Thrive, do fundo SVG Ventures

SAIBA MAIS

Veja o que esperar da agricultura 4.0 para um futuro bem próximo

Durante a 20º edição da Expodireto Cotrijal foram debatidos os impactos da digitalização no campo

SAIBA MAIS

Produtor paga quase 70% menos imposto de renda com ajuda de robô

Tecnologia desenvolvida por startup organiza notas fiscais, oferece parciais do ano e ajuda agricultor a evitar tributações maiores

SAIBA MAIS