06 março 2019

Startup turca cria alternativa ao plástico feita com caroços de azeitona

Substituto se decompõe em apenas um ano e reduz as emissões de dióxino de carbono

COMPARTILHE:

phptddP5l

0

Reduzir a quantidade de plástico que é utilizada todos os anos é um dos grandes desafios da indústria e diversas startups estão tentando resolver o problema desenvolvendo alternativas. Agora, a cientista turca Duygu Yilmaz descobriu outra possibilidade: usar caroços de azeitona para produzir um substituto biodegradável que se decompõe na natureza em apenas um ano – em vez dos 450 anos que demoram para o plástico tradicional se decompor.

A descoberta foi acidental. A cientista ficou preocupada com o hábito de seu pai de engolir os caroços e decidiu realizar alguns testes para ter certeza que eles não fariam mal ao estômago. Yilmaz não só não encontrou nenhum problema como descobriu que a composição química dos caroços tinha muitas similaridades com o plástico.

Ela então fundou a startup Biolive para produzir o substituto a partir dos caroços descartados pela indústira de azeites de oliva. Outro benefício do produto é a redução nas emissões de dióxido de carbono: cada quilo de plástico tradicional substituído pelo biodegradável economiza seis quilos de emissões do gás.

Além do impacto ambiental, a trajetória de Yilmaz tem servido de exemplo para outras mulheres na Turquia, onde a força feminina representa apenas 34% do mercado de trabalho, contra 63% da média global. A cientista inclusive foi vencedora de uma premiação para mulheres empreendedoras em seu país.

Leia Mais:

Como enfrentar um Hackathon com show de Annita

Determinação e foco no resultado levaram a startup ao sucesso na maratona

SAIBA MAIS

Solinftec anuncia novo CEO

Rodrigo Iafelice dos Santos assume a posição; o sócio fundador Britaldo Hernandez passa a atuar como CTO

SAIBA MAIS

Inovação com vista para o litoral Baiano

O Hub Salvador está criando um ecossistema produtivo e criativo, e ajudando seus membros a fazerem conexões e crescerem juntos

SAIBA MAIS

Relação entre pecuaristas e indústria migra para o mundo digital

Aplicativo da Friboi surge com a proposta de simplificar e democratizar a venda de gado

SAIBA MAIS