Ir para o conteúdo

Tecnologia

Startup cria ´chassis autônomo` para robôs agrícolas de baixo custo

Apoiada por universidade, agtech inglesa quer mitigar escassez de mão de obra no campo

A startup inglesa Robotriks modelou uma plataforma autônoma de baixo custo para fabricar robôs agrícolas mais acessíveis. Com um aporte de R$ 92,5 mil (cerca de £ 12,9 mil) do condado de Corrnwall, a iniciativa já está produzindo cada robô em poucas horas.

Jake Gibson Shaw-Sutton com uma das plataformas Robotriks em laboratório da Universidade de Plymouth. (Foto: Universidade de Plymouth)

Os robôs são montados sobre o “chassis” RTU (Robotriks Traction Unidade), que foi projetado para ser versátil e barato segundo as necessidades dos agricultores que, na Inglaterra, enfrentam escassez de mão de obra.

“O objetivo é criar um sistema que seja acessível e confiável. Não se trata de eliminar empregos, mas ajudar onde não há pessoas disponíveis para fazê-los. Cada vez há menos pessoas dispostas a ir para a lida e colher frutas e vegetais. Esta é uma solução autônoma para isso”, disse Jake Shaw-Sutton, diretor da Robotriks.

O projeto do hub Agri-tech Cornwall é uma iniciativa de R$ 84 milhões (£ 11,8 milhões), em execução até junho de 2021, que apoia pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias agrícolas na Cornualha e nas ilhas de Scilly.

A Robotriks faz parte de um grupo de empresas de tecnologia empolgantes que emergem na Universidade de Plymouth em conjunto com o projeto Agri-tech Cornwall.

Também faz parte desse cluster o Fieldwork Robotics, um spinout lançado para comercializar uma série de tecnologia de colheita de safras por robôs que atualmente é avaliada em mais de £ 5 milhões.

Segundo Yve Metcalfe-Tyrrell, gerente de projetos de agrotecnologia da Universidade, a tecnologia é cada vez mais exigida pela indústria, produtores e consumidores.  “A universidade tem um longo histórico em robótica e agora estamos aplicando para transformar o futuro da agricultura”, disse.

E fiquem atentos. Como já noticiamos aqui no AgEvolution, a Fira (Feira Internacional de Robótica Agrícola) vai reunir especialistas e interessados em robótica agrícola de todo o mundo entre os dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2020.  Veja os Top 10 robôs agrícolas que trouxemos na matéria “Robo-lução francesa” sobre a feira do ano passado.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro