Ir para o conteúdo

Agro 4.0

Startup fatura alto com horta residencial inteligente

Modelo já tem 10 mil clientes em todo o país e faturamento de R$ 2,2 milhões em seis meses

A agtech Brota conquistou 10 mil clientes e faturou R$ 2,2 milhões em seis meses com a primeira horta residencial inteligente do Brasil.

Lançado em julho de 2020, o produto que leva o mesmo nome da empresa se tornou um sucesso desde o início das operações.

Hoje com cerca de 30 funcionários, a empresa deu o “start” para o mercado com o trio formado pelo capixaba Rodrigo Farina e os cariocas Bruno Arouca e Juan Correa que abriram uma campanha de crowdfunding na plataforma Catarse.

O resultado foi acima das expectativas, mais de 2.500 unidades foram vendidas e a meta de captação superada em 450%. A quantia angariada foi usada para a produção das primeiras unidades com início das vendas no início do mês seguinte.

“Sem dúvida foi um início avassalador, em uma proporção que nós mesmos – felizmente – não esperávamos. Nossa intenção desde o início é trazer à mais pessoas uma forma diferente de enxergar o consumo sustentável e que sim, é possível começar a ter uma experiência prazerosa com o alimento que elas mesmas cultivam dentro de casa sem gerar mais esforço para isso”, conta o CEO da Brota Rodrigo Farina.

Os planos para 2021

Ainda segundo Farina, os esforços da empresa para 2021 serão justamente em aumentar o leque de opções para o plantio e de equipamentos e acessórios que facilitem cada vez mais o cultivo de alimentos em casa. O direcionamento vai ao encontro também do desejo do público.

“A Brota surgiu para ser um gatilho em prol da sustentabilidade e o que vemos e nos orgulhamos é que o brasileiro opta cada vez mais pelo caminho de uma vida que prioriza o cuidado com o meio ambiente”, explica.

Segundo o executivo, o que falta para um número maior de pessoas migrarem para o consumo sustentável, além de questões financeiras, é o desconhecimento natural de práticas e a própria dificuldade de plantar no ambiente residencial com eficiência.

“Com a Brota basta colocar água a cada 25 dias que as plantas e os alimentos fazem o restante do trabalho. Acreditamos que, ao quebrarmos tais barreiras, mais pessoas se sentirão motivadas a conhecerem o que gira em torno deste estilo de vida. Estamos desde já atuando para conscientizar e auxiliar o consumidor nessa jornada”, completa.

Tendência

A busca pelo consumo sustentável já é uma realidade entre os brasileiros. Segundo uma recente pesquisa do Instituto Akatu, feita com mais de mil entrevistados de todas as regiões do país, entre os anos de 2012 a 2018 o percentual de pessoas que adquiriram produtos feitos com materiais reciclados cresceu de 29% para 48%.

Os alimentos orgânicos também ganharam mais espaço de acordo com o estudo, passando de 23% para também 48% o percentual de aumento do consumo.

A análise feita do panorama de consumo consciente no Brasil retratou, entre outros pontos, que as pessoas reconhecem marcas e produtos que tenham boas práticas ambientais. Nesse contexto, soluções com DNA sustentável ganham cada vez mais destaque.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro