Startup escala recuperação de florestas com alta tecnologia

Drones e inteligência artificial "ecológica" plantam milhares de árvores por dia de acordo com cada bioma

Por Redação

A startup Dendra System, com sede no Reino Unido e na Austrália, utiliza drones, softwares de última geração e expertise ecológica para acelerar a restauração de áreas degradadas pela ação humana ou por catástrofes ambientais. O objetivo da agtech é plantar 500 bilhões de árvores até 2060.

Agtech pode plantar até 120 sementes de árvores nativas por minuto. (foto – Dendra Systems)

O sistema, segundo a empresa, chega a ser até 150 vezes mais rápido e mais eficiente que os tradicionais. Por isso, a agtech recebeu um aporte de US$ 10 milhões de um grupo de grandes empresas como a Airbus, At One Ventures, Lowercarbon Capital, e outras.

A Dendra implanta uma combinação de inteligência artificial, aprendizado de máquina, análise de dados, drones e ecologia para restaurar ecossistemas biodiversos.

Usando captura de imagens de alta resolução e IA (inteligência artificial) desenvolvida com ciência ecológica, o sistema mapeia parcelas de terra degradadas ambientalmente. Em seguida, avalia os dados que coletou para adaptar planos de restauração específicos para cada local.

De acordo com os planos, a Dendra pode recorrer à sua frota de drones customizados para semear 120 sementes por minuto, o que multiplica em muitas vezes a eficiência em relação ao plantio manual e permite mirar a metas ambiciosas.

Uma vez que um plano de restauração está em ação, a startup continua a coleta e análise de dados para tornar o processo mais eficiente, prever onde mais trabalho será necessário e acompanhar os resultados da captura de carbono.

“Todos nós reconhecemos a urgência da mudança climática e o impacto alarmante da degradação global da Terra, precisamos de ajuda em todos para contra-atacar se quisermos conter a mudança climática, e isso começa com a restauração de nossos ecossistemas e terras degradados”, disse Susan Graham, co-fundadora da Dendra e CEO em uma declaração.

A Dendra tem como objetivo vender seus serviços aos empreendimentos que costumam causar esse tipo de degradação ambiental. Ela conta com as principais mineradoras BHP, Glencore, Rio Tinto e Yancoal entre seus clientes.

O parceiro da Lowercarbon Capital, Clay Dumas, avalia que os drones de patrulhamento florestal da Dendra são uma das tecnologias mais promissoras para sugar carbono da atmosfera.

“Quer você seja uma indústria que precisa restaurar áreas ou conservacionistas para recuperar alguns dos ecossistemas mais críticos do planeta, a plataforma da Dendra oferece os dados ecológicos da mais alta fidelidade para acelerar o reflorestamento”, acrescentou.

Também noticiamos a agtech brasileira Mahogany Roraima, que tem planos ainda mais ousados de plantar 1,2 trilhão de mudas.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também