Cultivo
Spray pode substituir mulch plástico em hortas e cultivos
Polímero biodegradável é mais prático, além de poupar água e aumentar a produtividade
A Organização de Pesquisa Australiana (CSIRO) desenvolveu uma membrana de polímero biodegradável e pulverizável que pode ajudar agricultores a produzir mais em hortas e cultivos, usando menos água, nutrientes e agroquímicos.

Aplicação da membrana de um campo de tomates. (Foto: CSIRO)
A nova tecnologia, batizada de TranspiratiONal, é uma alternativa ecologicamente correta para plásticos agrícolas, como o polietileno, muitas vezes chamado de “mulch plástico”.
Os testes confirmaram aumentos na produtividade em mais de 30% em hortas e cultivos, ao mesmo tempo que auxiliam no controle de ervas daninhas e redução no uso de água.
De acordo com a CSIRO, existe um desafio mundial de cultivar mais alimentos, usando menos recursos. “A população mundial está crescendo, exigindo que a produção de alimentos dobre até 2050. A necessidade de expandir nossa produção de alimentos também está impactando o meio ambiente com o uso de fertilizantes e outros produtos químicos”, diz CSIRO.
Membrana de polímero
O pesquisador Keith L. Bristow teve a ideia da membrana de polímero que pudesse ser aplicada por spray. “Tenho trabalhado muito em torno da saúde dos solos e da interação da água com o solo. Fui à China e fiquei horrorizado com as películas de plástico que eles estavam usando. Mais plástico do que solo”, disse.

Cobertura substitui mulch plástico com benefícios de praticidade e economia de água. (foto- Csiro)
Para ele, todos os agricultores podem aplicar a membrana por spray, que é biodegradável, usando um pulverizador manual simples. Os testes ocorreram em áreas irrigadas na Austrália usando melão, tomate, sorgo e algodão.
Os fazendeiros nos testes estavam, em geral, satisfeitos com a capacidade da membrana de polímero de cobrir o solo. As ervas daninhas foram controladas e a água foi economizada, resultando em mais produção.
A meta inicial é usar 10% menos água sem perda de rendimento na agricultura irrigada australiana. “Nosso objetivo é maximizar a transpiração e minimizar a evaporação do solo. Precisamos ajustar ainda mais o spray de polímero. Queremos torná-lo o mais durável e econômico possível. No momento, o custo é provavelmente mais alto do que será no futuro”, avaliou.
Aplicação
Os agricultores podem usar o equipamento agrícola existente para a aplicação a partir de pequenas modificações de baixo custo. Já a aplicação de filmes plásticos para cobertura é cara, pois requer equipamentos agrícolas especializados.
Além disso, filmes plásticos podem causar temperaturas extremas de superfície. A aplicação da membrana por spray, por outro lado, modera as temperaturas da superfície do solo.
Os testes mostraram que os filmes plásticos causam danos às mudas e morte de plantas. O uso da membrana polimérica causou danos mínimos ou nenhum às mudas.
A equipe certificou que a membrana de polímero é segura para uso em mais de 100 testes. Os resultados comprovaram que não havia nada de nocivo ou tóxico no produto e que ele é biodegradável.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro