App avalia doenças em pomares de uva, morango, pêssego e maçã

Embrapa desenvolveu o aplicativo Uzum que pode usado gratuitamente no celular

Por Redação

Os produtores de uva, maça, pêssego e morango já podem dispor gratuitamente de tecnologia de última geração para melhorar a produção. O aplicativo Uzum, desenvolvido pela Embrapa, auxilia o diagnóstico rápido das principais doenças destas culturas de forma simples, na palma das mãos.

O Uzum permite rapidez na identificação de um problema na cultura, minimizando, assim, possíveis perdas na produção do pomar – Foto: Viviane Zanella

O software, inicialmente desenvolvido para uvas a partir de 2011, conta com inteligência artificial e está disponível na página da Embrapa com os nomes Uzum Uva, Uzum Maçã, Uzum Morango e o Uzum Pêssego.

“A rapidez na identificação de um problema na cultura pode ser a salvação para uma grande perda na produção do pomar, minimizando assim os danos”, alerta o engenheiro-agrônomo Flávio Bello Fialho, pesquisador em modelagem de sistemas da Embrapa Uva e Vinho (RS), responsável pelo desenvolvimento do Uzum.

Para cada fruta, foram selecionados pesquisadores especialistas nas áreas de pragas, doenças e distúrbios fisiológicos em fruteiras de clima temperado. Veja outras inovações na fruticultura, como a colheita por drones ou por robôs “delicados”.

“Reunimos os especialistas e organizamos uma base de conhecimento, a partir da qual foram definidas regras para processar as respostas do usuário e chegar a um diagnóstico”, sintetiza o pesquisador.

Respondendo a perguntas-chave e comparando os sintomas do pomar com as fotos-padrão exibidas pelo Uzum, o usuário interage com o sistema a fim de chegar a uma identificação de possíveis causas do problema observado ao terminar o questionário.

O sistema também oferece o acesso às recomendações específicas em uma página informativa, com detalhes dos sintomas, estratégias de prevenção, controle e manejo e lista de links de publicações que fornecem informações adicionais detalhadas sobre cada um dos distúrbios.

Atualmente, o sistema é capaz de diagnosticar 22 distúrbios da maçã, 22 do pêssego e 23 do morango. Esses números estão em constante atualização para expansão da base de dados, a exemplo do Uzum-Uva, que hoje já disponibiliza 53 distúrbios.

Morango e pêssego

As versões para morango e pêssego foram resultado do trabalho conjunto com a Embrapa Clima Temperado (RS). Já o Uzum Web Uva contou com a colaboração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Bernardo Ueno, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, foi um dos especialistas responsáveis por compartilhar os seus conhecimentos para a correta identificação das doenças nas culturas do morangueiro e do pessegueiro.

“Além do diagnóstico rápido, em muitos casos haverá a necessidade de um diagnóstico laboratorial e a consulta a um técnico especializado. Só assim teremos o diagnóstico definitivo e a confirmação da causa do problema e as suas possíveis soluções”, disse.

Pequenos produtores

O envolvimento da Embrapa possibilita uma atualização frequente do sistema, contemplando a inclusão rotineira de problemas secundários e novos desafios do cultivo e o seu manejo, ampliando as possibilidades do diagnóstico atual.

“O Uzum é uma ferramenta de uso fácil, amigável e sem dúvida será uma ótima alternativa para auxiliar o produtor no dia a dia da propriedade”, declarou Heleno Facchin, diretor-técnico da Associação dos Produtores de Frutas de Pinto Bandeira (Asprofruta).

Ele destaca a oportunidade de o setor público oferecer uma ferramenta digital sem custos, compartilhando o conhecimento da sua equipe e dando acesso à tecnologia de ponta para os pequenos e grandes produtores.

“É uma boa solução para os produtores que não têm condições de pagar o técnico de forma contínua, agilizando o diagnóstico e reduzindo as perdas da produção”, acrescentou.

A Asprofruta participará do aperfeiçoamento do Uzum Web Pêssego. A associação congrega os produtores na denominada Capital Estadual do Pêssego, Pinto Bandeira, município na Serra Gaúcha que destina 1.050 hectares ao plantio da fruta, cultivada por cerca de 495 famílias.

Como utilizar

A equipe desenvolvedora buscou simplicidade no processo de funcionamento. Não é necessário nenhum cadastro, bastando acessar o endereço, selecionar a fruteira e concordar com os termos de uso. O sistema é intuitivo e amigável: basta selecionar a melhor resposta às perguntas que forem aparecendo, com base nas fotografias, que ajudam na escolha.

Ao término, o usuário terá acesso a uma lista dos possíveis distúrbios e a sua probabilidade de ocorrência, podendo também acessar uma página com a descrição, sintomas e bibliografia associada a cada problema.

É possível também acessar a lista completa dos distúrbios que integram cada um dos sistemas, lista com publicações acessíveis on-line e uma página de ajuda. (com informações da Embrapa)

https://youtu.be/yXWnN9YIU28

Sair da versão mobile

Leia também