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Startup

Site de orgânicos quadruplica ao conectar produtores e clientes

Agtech atende 7,5 mil consumidores finais em São Paulo com proposta de “empatia” e redução de desperdício

A Raízs, plataforma de distribuição de produtos orgânicos, registrou crescimento de 400% em 2019 e já conecta mais de 800 pequenos produtores de todo o País a clientes de São Paulo, ABC e região.

tomás abrahão, fundador da Raízs

Tomás fundou a agtech em 2014 com objetivo de conectar produtores orgânicos e clientes finais. (foto: assessoria de imprensa Raízs)

Criada em 2014, a agtech possui cerca de 7,5 mil clientes cadastrados entre consumidores finais, restaurante e escolas. Segundo o fundador da empresa Tomás Abrahão, o modelo de negócio registra 90% de satisfação entre seus clientes.

“A iniciativa permite economia de tempo e de dinheiro, ao oferecer produtos 25% mais baratos do que os varejistas tradicionais e limitar a exposição do consumidor a compras por impulso de itens desnecessários em promoção”, argumenta.

A Raízs também atua para minimizar o desperdício e garantir que o alimento chegue sempre fresco à mesa do consumidor. Para isso opera com serviço on-demand. Neste modelo, só são retirados da terra as folhas e legumes que o cliente irá consumir, reduzindo o desperdício de alimentos.

De acordo com o levantamento mais recente do World Resource Institute (WRI), no Brasil são desperdiçadas cerca de 41 mil toneladas de alimentos por ano. Isso, coloca o país entre os 10 que mais jogam comida fora no mundo, principalmente quando se trata de frutas, hortaliças, tubérculos e raízes.

Modelo de negócio

A agtech atualiza o estoque todos dias de itens como verduras, legumes, frutas, ovos, arroz, queijo, manteiga e até produtos não perecíveis. A colheita é feita somente a partir da confirmação da compra e a entrega é realizada no dia seguinte (quando a confirmação ocorre até as 11h), no estado de São Paulo.

Entre os serviços estão as cestas por assinatura e os pedidos avulsos na mercearia disponível no site, tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos. A startup recebeu aportes importantes em prêmios como Red Bull Amaphiko e Choice UP Artemisia. 

Empatia

Cada item leva o nome e a foto da família que cultivou o alimento e a startup ainda promove visitas aos sítios fornecedores para que os clientes conheçam a plantação, participem da colheita e ajudem a preparar um almoço compartilhado.

“Mais do que facilitar a compra desses alimentos, a startup busca criar um vínculo de empatia por meio da comida, além de valorizar quem está por trás dela, dando nome e rosto ao pequeno produtor e contando sua história para o consumidor”, acrescenta Tomás.

São mais de 800 agricultores certificados e auditados pelos maiores selos da área, além de parcerias com cooperativas desde o Sul do país até a Amazônia.

Certificado

Entre as acreditações exigidas pela Raízs está o reconhecimento internacional Produto Orgânico Brasil, emitido pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), que garante fiscalização e conformidade às normas e práticas da produção orgânico.

“Queremos valorizar o agricultor e mostrar ao consumidor de onde vem o que ele come, levando um alimento saudável ao meio urbano e um comércio justo para o produtor”, explica.

Para ir além do lucro e gerar impacto positivo, a Raízs criou o Fundo do Pequeno Produtor, ao qual destina parte de seu faturamento. O consumidor também é convidado a realizar doações de até R﹩ 30 para o fundo, inteiramente gerido pelos agricultores.

“Com o fundo, a ideia é gerar um sentimento coletivo, de empoderamento e a inserção nas tomadas de decisão do que farão com dinheiro. Afinal, são os próprios agricultores que decidem o que fazer com todo o valor arrecadado”, finaliza. (com informações de assessoria de imprensa)

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