Ir para o conteúdo

Cooperativa

Sistema OCB visa estimular cooperativas para cultura de inovação

Modelo tem papel fundamental na transferência tecnológica para agricultores e pecuaristas

O Sistema OCB, entidade que reúne cooperativas em todos os setores econômicos, realiza até dia 22 de janeiro uma pesquisa sobre o cenário da inovação nas cooperativas.

Além de conhecer melhor o tema, a iniciativa visa identificar os principais desafios e sinalizar oportunidades para nortear as estratégias de fomento à cultura da inovação.

“Esse é um processo muito importante para a definição das nossas próximas ações. Vimos que, mais do que nunca, a inovação é um ingrediente essencial da sustentabilidade das empresas que se destacam dentro e fora do país”, disse o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

Segundo dados da OCB, o Brasil tem 5314 cooperativas, das quais 1223 são dedicadas ao agronegócio. No total, são 15,5 milhões de cooperados (992 mil no agro) e 427 mil empregados (202 mil no setor). O AgEvolution, inclusive, fez um boletim sobre o papel das cooperativas na transferência e emprego da inovação.

De acordo com o superintendente, as cooperativas não serão identificadas no questionário que leva cerca de cinco minutos para ser completado. “Conhecer a nossa realidade é fundamental para melhorar essa cultura e, para tanto, nós contamos muito com a mobilização feita pelas unidades estaduais, estimulando as cooperativas a participarem da pesquisa”, completou.

A pesquisa consta de um questionário preparado para que as respostas sejam utilizadas na elaboração de um diagnóstico. Assim, as cooperativas, com apoio das Unidades Estaduais, têm mais 11 dias para responder às perguntas.

A Checon, empresa especializada e com experiência em atuação no cooperativismo, foi contratada pelo Sistema OCB para conduzir esta pesquisa, que será realizada no formato on-line, clicando aqui.

Segundo nota publicado no site da entidade, “para o Sistema OCB, inovar é mais do que uma necessidade para o futuro, é uma realidade do agora, por isso deu início à pesquisa, ainda em novembro do ano passado”. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro