Ir para o conteúdo

Máquinas

Russos anunciam produção em série de trator autônomo cognitivo

Equipamento escolhe o melhor trajeto como se tivesse uma pessoa no comando

A fabricante russa Bryanskselmash anunciou o Palesse GS12s, sua primeira colheitadeira agrícola com piloto cognitivo de série. O conceito vai além dos maquinários autônomos via georreferenciamento ou controle remoto, pois o equipamento escolhe o melhor caminho como se fosse uma pessoa.

trator autônomo cognitivo

O sistema reduz o tempo de colheita em 25%, e as perdas na colheita entre 8% e 13%. (foto – Bryanskselmash)

A máquina está em conformidade com todos os padrões da União Europeia (UE), embora seja fabricada diretamente na Rússia, China e Cazaquistão, e já é equipada desde fábrica com a tecnologia de inteligência artificial (IA) do Cognitive Pilot “Cognitive Agro Pilot”.

A Cognitive Pilot é resultado da parceria entre a Sberbank e o grupo Cognitive Technologies a fim de criar um sistema de direção autônoma baseado em IA para equipamentos agrícolas, como colheitadeiras de grãos, tratores e pulverizadoras.

A solução inclui uma unidade autônoma para gerenciar o maquinário, uma câmera de vídeo, um monitor, um conjunto de cabos de conexão e outros elementos do sistema de controle. A interface do usuário está disponível por meio de um aplicativo móvel Android para smartphones ou computadores.

O sistema analisa imagens de apenas uma câmera de vídeo e, usando um dos tipos mais avançados de AI (rede neural convolucional de aprendizado profundo), entende os tipos e posições dos objetos no caminho, constrói trajetórias de movimento e envia comandos para as manobras.

Segundo os fabricantes, o sistema Cognitive Agro Pilot reduz o tempo de colheita em uma média de 25% e as perdas diretas da colheita entre 8% e 13%.

O sistema, inclusive, já é usado como acessório em diversas marcas. De junho a outubro de 2020, mais de 350 colheitadeiras autônomas New Holland, John Deere e Claas equipadas com o sistema Cognitive Agro Pilot cultivaram mais de 160.000 hectares e colheram mais de 720.000 toneladas.

“A partir de agora, teremos os primeiros maquinários robôs produzidos em massa no mundo. Eles serão equipados com Cognitive Pilot AI desde a fábrica. Esta é uma oferta significativa para expandir a participação de mercado da empresa não apenas na Rússia, mas também no exterior”, disse Olga Uskova, CEO da Cognitive Pilot.

“Esperamos que a disponibilidade de inteligência artificial em nossas colheitadeiras melhore sua competitividade, aumente as vendas e forneça aos agricultores uma boa ferramenta para melhorar significativamente a eficiência da colheita”, concluiu Andrey Shilin, Engenheiro-chefe da Bryanskselmash.

https://youtu.be/heK7qHR0qog

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro