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Agricultura Digital

Roteirização digital dobra produção de maquinários a campo

Solinftec mostra que equipamentos ficam apenas 35% do tempo em operação no campo

A agtech brasileira Solinftec alavanca sua expansão na América Latina e nos Estados Unidos com base em resultados nas fazendas, como dobrar o aproveitamento e disponibilidade a campo dos maquinários.

“Agimos não como um fornecedor, mas como um parceiro de tecnologia”, diz Daniel Padrão, COO da Solinftec

Uma pesquisa feita com seus clientes nos Estados Unidos mostrou que as máquinas agrícolas ficavam sem operar nas lavouras cerca de 65% do tempo (30% paradas e 35% em deslocamento). Isso deixava apenas 35% do tempo da máquina em produção, com geração de receita.

Com o uso das soluções de monitoramento da Solinftec foi possível, por exemplo, mais do que dobrar a área coberta por um pulverizador em uma temporada. Com uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina, o software planeja as rotas das máquinas e programações diárias, a chamada roteirização digital.

O aplicativo combina ordens de serviço, previsões do tempo, rastreamento de equipamentos, dados agronômicos e muito que são compartilhados, em tempo real, com o aplicador, motorista de caminhão em curso, escritório de despacho e equipe de vendas.

“Somos uma empresa de engenharia que tenta resolver problemas reais com tecnologia. Adotar nossa tecnologia significa que as cooperativas agrícolas e produtores rurais podem ser mais eficientes, reduzirem o impacto ambiental e obterem melhores receitas”, diz Daniel Padrão, COO da Solinftec.

Desde 2019, a Growmark, sediada em Bloomington, Illinois, EUA, possui a marca registrada FS, que é usada por cooperativas afiliadas, e várias delas têm trabalhado com a Solinftec para descobrir maneiras de melhorar a eficiência de sua frota. No total, são cerca de 400 mil filiados à Growmark.

“Temos certeza de que podemos aumentar em 70% o número de hectares que um pulverizador pode cobrir. No final do dia, queremos tornar os cooperativados mais competitivos e fazemos isso sendo high-touch e agindo não como um fornecedor de tecnologia, mas como um parceiro de tecnologia”, afirma Padrão.

Devido ao sucesso dos resultados, as melhorias na solução operacional da Solinftec terão a oportunidade de serem utilizadas em todo o Sistema FS na estação de cultivo de 2021.

“Desde o primeiro dia, a equipe da Solinftec pesquisou e coletou muitos dados para entender como um cooperativado FS estava fazendo negócios e encontrar áreas em que poderíamos ser melhores. Com a tecnologia Solinftec estamos aplicando mais acres em um dia e mais acres em cada máquina”, atestou Lance Ruppert, diretor de tecnologia de marketing agronômico da Growmark.

Expansão

Uma das maiores agtechs do país, a Solinftec obeteve crescimento de 51% em 2020, mesmo com a pandemia, na comparação com o ano anterior.  No mercado de cana-de-açúcar brasileiro, por exemplo, a receita recorrente anual foi 33% maior em relação a 2019. Quanto a grãos e fibras, o resultado triplicou os números no mercado nacional.

“O crescimento previsto era de 42% sobre 2019, porém obtivemos 51%. Ou seja, 9% acima do esperado. Hoje já temos como clientes grandes produtores como Amaggi, Terra Santa, Bom Futuro, Bom Jesus e continuamos a conquistar clientes relevantes, como SLC Agrícola, Scheffer e Insolo, entre muitos outros”, cita Anselmo Arce, sócio-fundador e Diretor de Relações Institucionais.

A internacionalização da empresa visa não só exportar tecnologia brasileira para o mundo, mas também trazer o melhor que lá fora se estivesse fazendo no agro. “Acontece que o Brasil tem um enorme avanço nesta área de tecnologias para o agro, e aprendemos que temos muito que aportar para os demais. Por isso, nosso crescimento tem acontecido mais rápido que o planejado. Nos EUA, tivemos resultado 80% acima da meta para 2020”, destaca.

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