Robô inteligente empacota diferentes frutas e legumes
Equipamento se adapta ao tamanho dos vegetais e é instalado em uma hora
Por Redação
COMPARTILHE NO WHATSAPP
A australiana Lyro Robotics desenvolveu um robô capaz de avaliar sozinho tamanho e peso de frutas e legumes para empacotá-los sem auxílio de mão de obra humana.
Robô pode empacotar entre 500 e 800 unidades por hora. (foto – Lyro Robotics)
O equipamento pode ser instalado em menos de uma hora em todos os tipos de packing house e tem capacidade de empacotar até 800 unidades por hora, número similar a uma pessoa.
Juxi Leitner, diretor administrativo e cofundador da Lyro Robotics em Queensland, diz o sistema robótico inteligente foi lançado recentemente e há amplo interesse no mercado australiano.
“É um sistema robótico que pode lidar com a incerteza. Para sua instalação basta uma correia transportadora em fazendas ou packing houses. A correia passa pelo sistema e o robô começa a selecionar as frutas ou vegetais e colocar nas caixas”, diz.
Adaptável
Leitner enfatiza que a inteligência artificial do robô o torna altamente adaptável e flexível, pois ele compreende e toma decisões sobre o tamanho e o peso das frutas e legumes, distâncias e tamanho das caixas, por exemplo.
Ele pode carregar frutas e legumes de poucas gramas a até 4 kg. (foto – Lyro Robotics)
“Se você estiver embalando abacates, basta instruir o robô sobre o número que deseja embalar por caixa. Isso é basicamente tudo que você precisa fazer. O robô continua trabalhando até que você o desligue”, conta.
Segundo o executivo, o robô pode ser o único deste tipo no mundo pois não conhece outro sistema robótico que se adapte a mais de um tipo de produto e possa ser facilmente instalado.
“Existem alguns robôs especializados a uma fruta específica. Eles podem encher um saco de laranjas, por exemplo. Mas não conhecemos outro sistema robótico que se adapte a mais de um tipo de produto e possa ser instalado com tanta facilidade”, diz Leitner.
Evolução
Assim, o equipamento pode lidar com a maioria das frutas e alguns vegetais, desde poucas gramas até 4 kg, como mangas, melões, frutas cítricas, abacates, maçãs, pimentões, pimentão, batata doce e cogumelos e tomates, nectarinas e outras frutas de caroço.
A Lyro disponibiliza o equipamento para venda ou aluguel e já tem 10 clientes na Austrália. Em média, o robô pode tem o mesmo rendimento de um empacotador humano e consegue embalar entre 500 e 800 produtos por hora.
“Mas nossos robôs estão ficando mais rápidos. Nos últimos doze meses, dobramos nossa produção e, nos próximos meses, esperamos ser significativamente mais rápidos novamente. E os recursos também irão melhorar”, finaliza.