Ir para o conteúdo

Inovação

Robô-cachorro simula pastoreio de ovelhas na Nova Zelândia

Novidade usa tecnologia para substituir seres vivos em atividades em trabalhos cansativos ou arriscados

A empresa neozelandesa Rocos e a Boston Dinamics apresentaram, na semana passada, as habilidades do robô-cachorro Spot para o pastoreio e outras atividades como obtenção de dados de pomares em fazendas.

Na demonstração, o aparelho monitorou a plantação e “cuidou” de ovelhas mas, a princípio, nada impede que, no futuro, fará o mesmo para outros animais como bois, suínos ou aves.

“Equipado com sensores de câmera de alta resolução, o Spot navega em diversos ambientes para capturar dados em tempo real. Na agricultura, os produtores podem acessar informações como estimativas de rendimento mais precisas e atualizadas. Isso fornece acesso a uma nova categoria de automação e a um negócio mais seguro e eficiente”, diz a empresa.

Apesar dos grandes avanços com o Spot, provavelmente, os robôs simplesmente não têm as habilidades motoras ou a inteligência necessária para um trabalho tão exigente, e provavelmente não terão muito tempo para vir. A dinâmica de dois seres inteligentes é vital e está enraizada na história evolutiva de predadores e presas.

Apesar disso, os robôs estão se tornando cada vez mais comuns na agricultura. Aqui no AgEvolution, nós noticiamos uma seleção de alguns robôs neste em uma feira de robótica agrícola no ano passado na França.

Spot

O principal destaque do Spot é a funcionalidade de teleoperação e operação remota. Como um robô móvel, durável e personalizável, o crobô-cachorro foi criado para ir onde outros robôs não podem.

Ele pode ser gerenciado facilmente a partir de um local remoto, as missões podem ser projetadas e editadas em tempo real, e os dados do sensor coletados na missão podem ser acessados ​​por equipes remotas.

O Spot também pode ser teleoperado manualmente para investigar problemas, capturar novos dados ou ser redirecionado conforme o necessário. Isso é particularmente importante para as indústrias onde os robôs autônomos foram adotados – como serviços públicos e agricultura.

“A era dos robôs autônomos está chegando. Estamos trabalhando com organizações que adotam essa tecnologia para alcançar o próximo nível de desempenho comercial. Nossos clientes estão aumentando suas forças para automatizar processos físicos que geralmente são monótonos, sujos ou perigosos. Vamos escalar a adoção da robótica”, David Inggs, CEO da Rocos.

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro