Robô
Robô brasileiro monitora soja e algodão de forma autônoma
Protótipo da PUC do Rio usa inteligência artificial para dispensar operadores
Um grupo de pesquisadores da PUC do Rio apresentou, em abril, um robô agrícola para mapear o crescimento e germinação de plantas e identificação de pragas em plantações de soja e algodão.
Este é um dos primeiros robôs brasileiros para atividades no campo. A Embrapa Instrumentação desenvolveu o Mirã 2, que também realiza monitoramento de lavouras e análise de solo.
O protótipo desenvolvido com inteligência artificial é capaz de monitorar as plantações, distinguindo o que é germinação efetiva do que é erva daninha, e de se movimentar sozinho entre as fileiras.
A projeto é desenvolvido por professores do Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) em parceria com a agtech Solinftec e a Embrapa e foi concluído com testes a campo em abril.
Com uma câmera embutida em sua estrutura, o robô agrícola diferencia a soja ou o algodão das demais vegetações em torno, além de apontar o tipo de infestação. Assim, o uso de defensivos agrícolas se torna mais assertivo e econômico.
Para um desempenho eficaz, o robô recebe as informações visuais e geográficas do terreno e a partir daí calcula toda sua movimentação dentro do espaço. Isso é possível com o uso de uma câmera e georreferenciamento por GPS.
O robô opera sem a necessidade de um profissional para a condução do equipamento e, também, não causa prejuízos ao solo como compactação.
A equipe é formada por três alunos de doutorado, cinco alunos de mestrado, dois da graduação e conta com a coordenação dos professores Karla Figueiredo, Marley Vellasco e Wouter Caarls, além do Prof. Antonio Leite, ex-DEE e atualmente professor na Noruega.
A iniciativa tem parceria com a Embrapa, responsável pela plantação de quatro áreas para a realização dos testes, e é patrocinado pela Solinftec, empresa de tecnologia agrícola. (com informações da assessoria de imprensa)
Confira também o boletim AgEvolution sobre a “Siagro”, que aborda o Mirã 2:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro



