Radar AgTech 2019 aponta concentração de agtechs no sudeste
Maior levantamento já feito sobre o ecossistema de inovação do agronegócio, o estudo lista 1125 startups
A Embrapa, a SP Ventures e a consultoria Homo Ludens lançaram o Radar Agtech 2019, com o apoio do da StartAgro, da ACE e do Centro Universitário FEI. Maior levantamento sobre o ecossistema de inovação brasileira para a agricultura, o estudo é voltado para empreendedores, gestores de políticas públicas, investidores, pesquisadores e organizações ligadas ao setor.
No total, são apresentadas 1125 startups, classificadas de acordo com a distribuição geográfica das AgTechs, segmento de atuação e categoria (antes, dentro e depois da porteira), além de disponibilizar informações sistematizadas sobre localização. Dentre os dados coletados, aproximadamente 90% das empresas voltadas ao agro estão nas regiões sul e sudeste do país. A cidade que concentra o maior número delas é São Paulo, com 262, seguida por Piracicaba, com 41, e Campinas, com 38.
“Desenvolver um raio-x das agtechs que fazem parte do nosso ecossistema nos ajuda a entender em que patamar estamos e o que podemos esperar das soluções que estão sendo desenvolvidas”, diz Francisco Jardim, sócio fundador da SP Ventures. “Este radar mostra a riqueza do ecossistema, da fazenda ao garfo”, afirma Luiz Ojima Sakuda, sócio da Homo Ludens e professor do Centro Universitário FEI.
A consultoria Homo Ludens e a SP Ventures foram parceiras no levantamento anterior, realizado em 2018 e publicado no site AgFunder News. Na ocasião, foram listadas 338 agtechs. Com a entrada da Embrapa, a capilaridade do estudo foi ampliada e indica a diversidade das soluções desenvolvidas pelos empreendedores do agro.
O estudo pode ser encontrado na íntegra neste site. O portal também permite que outras startups não contempladas façam seu cadastro.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro