
Em post recente mencionamos a Anjos do Brasil e confesso que fiquei curioso sobre esta modalidade de financiamento. Busquei mais informações e acabei fazendo uma visita a eles, que há poucas semanas passaram a utilizar o espaço InovaBra Habitat, do Bradesco, em São Paulo. A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento anjo para o apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro.
Conversando sobre investimentos em novas empresas e startups com pessoas que não são do meio, surge sempre a dúvida sobre o que é um investimento anjo. Afinal, quem seriam essas “entidades divinas”?
Seguindo o conceito usado pela Anjos do Brasil, podemos definir esse tipo de investimento como um aporte realizado por pessoas físicas e com seu capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento, como as startups. É efetuado por profissionais experientes (empresários, executivos e profissionais liberais) que, além dos recursos financeiros, agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos, por isso também conhecido como smart-money. Normalmente estes investidores têm uma participação minoritária no negócio e não tem posição executiva na empresa, mas apoiam o empreendedor atuando como um mentor/conselheiro.