Marketplace
Plataforma digital comercializa 75 mil ton de soja em três meses
Parceria entre Bunge e Orbia permite a produtores vender safra e fazer barter pela internet
A parceria entre a Orbia e a Bunge para a comercialização de grãos de forma 100% digital movimentou mais de 75 mil toneladas de soja em três meses.
Segundo comunicado das empresas, o resultado é um marco, uma vez que “esta é a primeira operação de comercialização de commodities como soja e milho realizada totalmente no ambiente digital“.
Na plataforma, o produtor rural pode negociar sua produção de duas formas: venda de grãos disponíveis e barter digital, em que os grãos são utilizados como pagamento na compra de insumos agrícolas.
Para eles, os números revelam também um novo perfil do produtor rural, que percebe na conectividade e na digitalização fatores importantes de crescimento da produtividade.
“Os nossos resultados de 2020 mostram que o produtor rural está cada vez mais inserido no meio digital e que está disposto a utilizar a tecnologia para alavancar os seus negócios”, conta Ivan Moreno, CEO da Orbia.
De acordo com Moreno, em 2020, o marketplace negociou R$ 200 milhões em insumos agrícolas vendidos e, em pouco mais de três meses, mais 75 mil toneladas de soja na plataforma. “Isso é histórico para o setor e reforça nossa posição como pioneiros nesse movimento”, complementou Moreno.
Roberto Marcon, diretor de Originação da Bunge, ressalta que a parceria é mais um passo na jornada de transformação digital da multinacional. “Estamos desenvolvendo e implantando soluções digitais em nossas principais áreas de negócio. Por meio da parceria com a Orbia, a Bunge se tornou a primeira trading do Brasil a realizar o processo de originação (compra) de grãos online”, disse.
Marcon explica ainda que, deste modo, o produtor rural pode realizar cotações, vender sua safra e assinar o contrato sem precisar sair de casa, com segurança e transparência em todos os processos.
“O sucesso das transações online nos motiva a continuar trabalhando para incentivar que cada vez mais revendas e produtores aproveitem as facilidades da negociação digital”, afirmou.
Transformação digital
As relações de troca que viabilizam a compra de insumos agrícolas com pagamento futuro em grãos já fazem parte do dia a dia dos produtores rurais. A parceria entre a Orbia e a Bunge ampliou as possibilidades para esse público, tornando essa dinâmica comercial totalmente digital.
Em fevereiro, as empresas promoveram uma campanha para estimular as operações de barter na plaraforma, na qual foram oferecidas condições desburocratizadas de crédito para aquisição de fertilizantes às revendas que operam no marketplace e descontos especiais aos produtores para compras de fertilizantes, sementes e defensivos.
“As plataformas digitais no agro estão gradativamente ganhando espaço e o interesse de nossos clientes. Entrar na plataforma da Orbia de maneira significativa como estamos fazendo, permite que a empresa seja uma das pioneiras em seguir uma tendência que aos poucos vai dominando o mercado”, destacou Paula de Mello, da Agrícola Alvorada, revenda que movimentou cerca de 45 mil toneladas em barter digital na Orbia.
Como em todo processo de implementação de novas tecnologias, o início das operações é marcado por muito aprendizado. Com a plataforma de Commodities da Orbia não foi diferente, como destaca Marcio Prestes, da Big Safra.
“Foi um aprendizado tanto para nós quanto para nossos clientes, pois trata-se de uma evolução no processo de comercialização, em um formato completamente novo”, contou.
Na opinião dele, o movimento de digitalização no agro ocorre de forma mais lenta, pois algumas famílias são ainda bastante apegadas ao modelo tradicional de comercialização.
“Já as novas gerações estão vindo e assumindo os negócios com um olhar muito mais avançado e voltado para digitalização. Cabe às empresas investirem no desenvolvimento tecnológico e na capacitação de pessoas, para acompanharem essa evolução, juntamente com parceiros de escalas maiores”, concluiu. (com informações da assessoria de imprensa)
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