Pesquisa
“Pesticida sonoro” evita reprodução de pragas em cultivos
“Trilha sonora” atrapalha acasalamento dos insetos, mas não é ouvida por humanos e outros animais
Um grupo de cientistas italianos testaram vibrações sonoras para substituir pesticidas em vinícolas e concluíram que o método pode ser tão eficiente quanto os químicos.
Adaptando diferentes métodos ecológicos desde 2014, eles foram capazes de aumentar as colheitas e abrir um novo capítulo na agricultura sustentável.

Som é desagradável para os insetos justamente no momento do acasalamento.
O modelo “musical” utiliza dispositivos de som e odor incomuns e ecologicamente corretos para combater diversos tipos de insetos.
Estudos similares com ondas de rádio e outros recursos também foram desenvolvidos nos EUA, na Universidade de Missouri, e outros países europeus.
A lógica é utilizar frequências de som inaudíveis para outras espécies, mas incômodas para pragas.
A traça européia da uva e a cigarra Scaphoideus titanus, por exemplo, são consideradas as principais pragas da uva.
Geralmente, estes insetos são combatidos com inseticidas que, se usados de maneira errada, podem representar um risco para os seres humanos e o meio ambiente.
Na Fondazione Edmund Mach, na Itália, Ilaria Pertot e sua equipe do projeto de pesquisa da UE PURE encontraram maneiras de reduzir a alta taxa de pesticidas no setor europeu da videira, perturbando os processos de acasalamento das pragas.
O uso de vibrações especiais e o odor de feromônios no futuro ajudarão a evitar a descendência das pragas e isso poderá reduzir o uso de pesticidas próximo a zero.
Manejo integrado
No centro da Itália, perto de Pisa, os cientistas do projeto de pesquisa da UE QuESSA querem entender como as terras próximas aos campos cultivados – conhecidas como habitats semi-naturais – podem ajudar a maximizar a colheita.
Camilla Moonen e sua equipe se concentram em polinizadores naturais como a abelha selvagem. Em experimentos que estão investigando, se os polinizadores naturais contribuem com uma qualidade de produção mais alta.
Ambos os estudos mostraram que a agricultura moderna ainda pode aprender com a natureza e garantir uma colheita bem-sucedida e reduzir o uso de produtos químicos ao mesmo tempo.
Veja o vídeo:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro