
O mercado das carnes, ou proteína animal, é um negócio gigante, que envolve uma extensa cadeia de participantes, e que no final do ciclo tem o desafio de entregar a todos nós consumidores um produto atraente. Com valor global estimado pelo CB em US$90 bilhões, a cadeia da proteína animal vem fazendo parte da pauta recente aqui no AgEvolution, mas quase sempre com novidades de startups tentando fazer disrupção oferecendo carne que não é carne. Pois voltemos a carne de verdade, e falar da digitalização na relação do pecuarista com com a indústria.
Seguindo uma tendência que mencionei no texto recente da Agrishow, a digitalização parece estar também acontecendo com intensidade em algumas corporações. Apesar de não ter a agilidade das startups, acumulam conhecimento e acesso ao capital para apoiar o desenvolvimento, e isso pode fazer uma grande diferença na velocidade de adoção.
No caso da pecuária, me chamou atenção o lançamento nesta semana da plataforma de compra de boi gordo da Friboi, o App Friboi Pecuarista. Um movimento importante em um mercado que tradicionalmente acontece no tête à tête, entre o pecuarista e o “comprador de boi” do frigorífico. São comercializados milhões de bovinos anualmente desta forma: o telefonema, o acerto do preço, prazo e escala, e assim seguimos na liderança da produção de carne bovina no mundo.