10 maio 2019

O Gigante se mexe na digitalização

Plataforma pretende simplificar o relacionamento com pecuaristas, desde a compra até o processamento dos animais

COMPARTILHE:

pexels-photo-905869

0

O mercado das carnes, ou proteína animal, é um negócio gigante, que envolve uma extensa cadeia de participantes, e que no final do ciclo tem o desafio de entregar a todos nós consumidores um produto atraente. Com valor global estimado pelo CB em US$90 bilhões, a cadeia da proteína animal vem fazendo parte da pauta recente aqui no AgEvolution, mas quase sempre com novidades de startups tentando fazer disrupção oferecendo carne que não é carne. Pois voltemos a carne de verdade, e falar da digitalização na relação do pecuarista com com a indústria.

Seguindo uma tendência que mencionei no texto recente da Agrishow, a digitalização parece estar também acontecendo com intensidade em algumas corporações. Apesar de não ter a agilidade das startups, acumulam conhecimento e acesso ao capital para apoiar o desenvolvimento, e isso pode fazer uma grande diferença na velocidade de adoção.

No caso da pecuária, me chamou atenção o lançamento nesta semana da plataforma de compra de boi gordo da Friboi, o App Friboi Pecuarista. Um movimento importante em um mercado que tradicionalmente acontece no tête à tête, entre o pecuarista e o “comprador de boi” do frigorífico. São comercializados milhões de bovinos anualmente desta forma: o telefonema, o acerto do preço, prazo e escala, e assim seguimos na liderança da produção de carne bovina no mundo.

Aplicativo disponível nas lojas da Apple e Android.

Inédita no setor, a plataforma pretende simplificar o relacionamento comercial com produtores, desde a compra até o processamento dos animais. Tudo isso com monitoramento de todas as etapas do negócio, da efetivação da venda, embarque e abate, até o faturamento, bem como o histórico dos lotes negociados e estatísticas. Certamente a conveniência e simplicidade que a digitalização disponibiliza vão influenciar muitos pecuaristas a usar este novo canal de negócio.

Começamos recentemente a ver estas novas soluções que estão sendo desenvolvidas na cadeia da pecuária. Está acontecendo nos fornecedores de insumos, serviços e de apoio. Vemos isso agora também acontecendo na relação com o processador, o que oportuniza uma coordenação conjunta, com transparência e buscando melhores resultados. Fiquei super interessado em usar o serviço “Abate Online”, onde o pecuarista pode acompanhar a pesagem, tipificação e escores das carcaças em tempo real, tudo isso no App, no celular.

Pelos resultados do primeiro dia nas lojas de aplicativos podemos ter uma ideia do interesse: foram 604 solicitações de acesso, 77 aprovados e 2 negócios fechados. O presidente da empresa, Renato Costa, busca a transformação do setor, e falou: “Fomos pioneiros em mudar o processo de compra de gado com o Boi a Termo. Agora, levamos o relacionamento e os nossos serviços para a palma da mão do produtor”.

Vamos acompanhar e ver os resultados. O certo é que este processo não deve parar por aí. E surge uma oportunidade para startups desenvolverem integrações com a indústria de processamento, assim como já vem acontecendo na agricultura com a indústria de máquinas e equipamentos. Como produtor ainda sonho ver uma cadeia integrada, e nossos produtos com processos monitorados, e rastreados até a casa do consumidor. O Friboi Pecuarista pode ser mais um passo no caminho desta jornada.

AUTOR:

Donário Lopes de Almeida

Engenheiro Agrônomo e Jornalista, com MBA em gestão e cursos em reconhecidas escolas como Harvard, Universidade de Wisconsin, Universidade de Toronto e, recentemente, na Singularity University, no Vale do Silício. Entre 2006 e 2017 foi presidente do Canal Rural, onde atua hoje como Conselheiro. Um entusiasta do Agronegócio e da tecnologia, vem direcionando seu foco no entendimento e debate sobre as oportunidades de digitalização da Agropecuária, a Agricultura 4.0.

Leia Mais:

Como enfrentar um Hackathon com show de Annita

Determinação e foco no resultado levaram a startup ao sucesso na maratona

SAIBA MAIS

Solinftec anuncia novo CEO

Rodrigo Iafelice dos Santos assume a posição; o sócio fundador Britaldo Hernandez passa a atuar como CTO

SAIBA MAIS

Inovação com vista para o litoral Baiano

O Hub Salvador está criando um ecossistema produtivo e criativo, e ajudando seus membros a fazerem conexões e crescerem juntos

SAIBA MAIS

Relação entre pecuaristas e indústria migra para o mundo digital

Aplicativo da Friboi surge com a proposta de simplificar e democratizar a venda de gado

SAIBA MAIS