Microsoft patenteia Farmbeats no Brasil
Além das técnicas do Agro 4.0, principal solução é a conectividade no campo por frequências de TV
A Microsoft aproxima-se de lançar uma solução específica para agricultores e pecuaristas brasileiros. A empresa de Bill Gates publicou, ontem, dia 26 de novembro, sua patente do FarmBeats na Revista de Propriedade Industrial (RPI).
O aplicativo concilia hardware e software para utilizar dados de todas as etapas da produção a fim de que próprio agricultor ou pecuarista possa gerenciar as atividades com alta eficiência e simplicidade.
Além disso, o Farmbeats tem um dos sistema mais completos do segmento por unir Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Blockchain, machine learning e visão computacional (análise de imagens por software).
Contudo, a maior inovação visa superar exatamente um dos problemas centrais da “digitalização do campo” no Brasil: a conectividade. O Farm Beats pode usar frequências de TV aberta que não estão ocupadas para transmitir os dados como em uma espécie de wi-fi.
Apesar do custo reduzido para adoção já que as antenas de TV já estão instaladas, esta tecnologia ainda não é permitida no Brasil, diferentemente dos Estados Unidos, Cingapura e outros países. Ainda assim, a previsão é que a inovação chegue ao mercado ainda em 2019.
Nos últimos quatro anos, o FarmBeats foi testado em fazendas nos EUA, Índia, Nova Zelândia e Quênia e alcançou resultados como redução de 30% no uso de água e 44% no tempo para controle do PH do solo.
Mais sobre:
AUTOR:
Daniel Azevedo Duarte
Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro