Robótica agrícola
Robô japonês ajuda agricultores idosos a colher frutas
Equipamento leva 11 segundos para pegar cada maçã ou pera e trabalha 24 horas por dia
Os produtores japoneses de maçãs e peras já podem contar com um “funcionário exemplar” para a colheita das frutas. Trata-se um robô controlado por inteligência artificial (IA) capaz de colher cada fruta em 11 segundos, tempo similar ao do ser humano, mas 24 horas por dia.
Desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Agricultura e Alimentos do Japão (Naro) em parceria com a empresa Denso, o projeto foi desenvolvido para ajudar agricultores idosos a realizar tarefas cansativas e extenuantes.
O robô autônomo tem dois braços e consegue colher cerca de 300 frutas por hora. De acordo com Shinnosuke Kusaba, chefe da área de pesquisa de distribuição de produção da NARO, a máquina estará disponível comercialmente em dois anos.
“Gostaríamos que grandes e pequenos fazendeiros em grande usassem o robô para aumentar a produtividade, já que o número de trabalhadores na fruticultura está diminuindo devido ao envelhecimento da população”, disse Kusaba.
Os desenvolvedores treinaram o robô usando milhares de fotos de frutas, IA e aprendizado de máquina profundo para identificar frutas e detectar se elas são adequadas para colheita com base em uma série de características.
A fabricante de autopeças Denso e a Ritsumeikan University, entre outras entidades, auxiliaram a NARO no desenvolvimento do protótipo.
O robô é puxado por um carrinho de golfe autônomo para se mover pelos campos, com três garras presas a dois braços para agarrar e colher frutas como maçãs e peras.
Usando a tecnologia AI, a câmera captura cores e outros recursos para determinar se a fruta é adequada para colheita. Demora cerca de 11 segundos para obter uma fruta, que tem aproximadamente a mesma velocidade de operação de um ser humano.
Veja mais sobre robótica agrícola nesta notícia e confira também o vídeo sobre o robô japonês.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro