Ir para o conteúdo

Campus Party: conheça as inovações voltadas para a agropecuária

Startups apresentam soluções para o agronegócio na tradicional feira de tecnologia

Um dos principais eventos de tecnologia da América Latina, a Campus Party está em sua 12ª edição em São Paulo e já entrou para o calendário dos apaixonados por inovações. Os “campuseiros”, como são chamados os frequentadores da feira, estão no Expo Center Norte para acampar, aproveitar a conexão de altíssima velocidade disponível, disputar campeonatos de games e descobrir o que há de novo no mercado.

E em meio às milhares de horas de programação, que incluem cursos, palestras e até shows musicais, algumas agtechs marcaram presença no evento, mostrando as soluções que já são oferecidas no campo – e como o setor tem muito potencial. A equipe do IZ Agro, plataforma que oferece catálogo de insumos agrícolas com informações técnicas e imagens de pragas e doenças, além de notificações por push segmentadas para produtores, estava presente no espaço Startups & Makers, mostrando o aplicativo para curioso. Amantes de tecnologia, eles já frequentavam a feira antes, mas esta é primeira vez que vão para divulgar a agtech.

O resultado tem sido surpreendente, com muitos campuseiros manifestando interesse pelo sistema. “Até investidores já vieram conversar com a gente”, disseram. Outra agtech importante presente na feira é a Mvisia, que desenvolve câmeras inteligentes capazes de monitorar diversos processos, via imagem, no campo e na indústria. “Agtech virou uma ‘buzzword’ nos últimos tempos”, afirma Fernando Lopes, um dos fundadores da empresa.

Estudantes e empreendedores também levaram seus protótipos à Campus Party. Alunos do Instituto Federal de Rondônia desenvolveram a boia Secchi, voltada para piscicultores. Os sensores do dispositivo fornecem informações em tempo real sobre a transparência e a turbidez da água. Já a equipe da Three Way Engenharia, também de Porto Velho, desenvolveu um cocho automatizado e individual. Por meio dos sensores no brinco dos bois, consegue identificar a quantidade exata de alimento para cada um, evitando que o pecuarista fique com bois magros.

A lista inclui ainda outros nomes, como a Flowins, que apresenta seu marketplace e alguns dos cafés especiais oferecidos na plataforma, e a Agromarra, que desenvolve soluções para a gestão da fazenda.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro