Ir para o conteúdo

Inovação com vista para o litoral Baiano

O Hub Salvador está criando um ecossistema produtivo e criativo, e ajudando seus membros a fazerem conexões e crescerem juntos

Na semana passada tive a oportunidade de visitar o projeto Hub Salvador, uma parceria público privada (PPP) entre a Prefeitura de Salvador e empreendedores arrojados do Estado da Bahia. Tanto se fala em PPP hoje em dia, mas são poucos os exemplos funcionando, o que é o caso aqui.

A partir de um prédio subutilizado na zona portuária da cidade, a Prefeitura fez um arranjo com empresários aportando o imóvel e algumas vantagens em termos de infraestrutura e serviços. E o resto é história, que começou a pouco mais de um ano atrás. São 3000m² com mais de 400 estações de trabalho, salas privativas, espaço para eventos, áreas para reuniões, além do Coffee Hub, um novo conceito de café/bistrot, tudo isso com uma maravilhosa vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos.

Ambiente despojado e inspirador

Esta estrutura proporcionou a formação de uma comunidade de empreendedorismo, inovação e tecnologia, em um ambiente super descolado e funcional, abrigando dezenas de startups e empresas de apoio ao desenvolvimento destes empreendimentos. Na prática estão formando um ecossistema produtivo e criativo, e ajudando os seus membros a fazerem conexões e crescerem juntos.

Com uma variedade de temas e verticais, pude ver startups nas áreas de finanças, construção, recursos humanos, realidade aumentada, e também agronegócios. Apesar da ainda curta história de vida deste Hub, fica evidente o caminho de sucesso que estão trilhando e as oportunidades de geração de novos negócios só tendem a aumentar. Se você é empreendedor ou investidor, vale a aproximação.

Placa de inauguração do Hub Salvador

Já tratamos em artigos anteriores a importância e relevância destes Hubs em diversas regiões do país, Cuiabá, Londrina, Piracicaba, e vemos mais um exemplo agora no Nordeste, em Salvador. Os desafios da produção sustentável, e que garanta riqueza nas diferentes cadeias produtivas do Agro Brasileiro, vai passar pelo melhor uso de recursos e ativos, e a digitalização terá um papel fundamental nisso. Promover a inovação e novas formas mais eficientes de produção nestes Hubs pode ser um bom caminho.

Visite o site do HUB Salvador: Hub Salvador.

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro