Desafio
Iniciativa desafia agtechs contra efeitos da pandemia no agro
Ferramentas de startups serão disponibilizadas gratuitamente durante dois meses a produtores de todo o país
As agtechs podem ter um papel central para a agropecuária brasileira no cenário de grandes transformações devido à pandemia do novo coronavírus. O “Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio”, lançado na última semana, visa justamente promover a adoção de ferramentas de startups a fim de contribuir com o setor no enfrentamento desta nova realidade.
Organizado em parceria pela Bayer, Sicredi, Orbia e o AgTech Garage, o desafio visa disponibilizar gratuitamente soluções de startups para produtores rurais por um período de dois meses.
As startups podem se inscrever até dia 14 de abril e as soluções devem ter foco em áreas prioritárias como: logística, atendimento remoto, comercialização da produção, acesso a insumos e crédito de maneira digital.
Assim, as ferramentas e soluções poderão empoderar o produtor rural e contribuir para a produção e distribuição de alimentos para a população, assegurando o abastecimento e o fortalecimento da economia.
As startups serão selecionadas pelo comitê de avaliação composto por representantes das empresas envolvidas na campanha. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: http://www.agtechgarage.com/desafio-coronavirus/
“A evolução do novo coronavírus no Brasil é uma preocupação também para o mercado agrícola. Para minimizar os efeitos da pandemia, as estratégias de isolamento social mudaram o nosso estilo de viver, de trabalhar, de consumir, de se locomover, enfim, mudou tudo”, explica Dirceu Ferreira Junior, diretor do Centro de Expertise em Agricultura Tropical da Bayer Brasil.
Em meio a este cenário, o agronegócio continua a desempenhar um papel central de produzir alimentos. Assim, a iniciativa visa contribuir para a manutenção da produção, permitindo que os agricultores possam continuar garantindo o abastecimento e o acesso da população aos alimentos.
A ideia é que as soluções sejam disponibilizadas aos produtores rurais do Brasil por meio da plataforma digital Orbia. “A Orbia é especializada em fazer a conexão entre os agricultores e uma rede de fornecedores, a fim de facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor”, reforça o CEO da joint-venture, Ivan Moreno.
A inovação aberta já é realidade no agronegócio brasileiro, principalmente pelo potencial inovador e agilidade que essas empresas nascentes de tecnologia proporcionam para o mercado.
“Essas são características essenciais para o momento que vivemos. Estamos otimistas com essa ação, para conectar de forma massiva os produtores com as startups e minimizar os impactos do coronavírus no agronegócio”, esclarece José Tomé, CEO do AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação do agronegócio brasileiro.
Para Cesar Bochi, diretor de administração do Sicredi, a iniciativa é fundamental neste momento em que a sociedade brasileira, como um todo, necessita de ações colaborativas.
“Nosso engajamento no ‘Desafio Covid19’ tem total sinergia. Temos uma forte ligação com o meio rural, o qual tem um papel fundamental na nossa sociedade, e onde atuamos majoritariamente por pequenos e médio agricultores, que precisam de todo o apoio possível para a continuidade da sua atividade neste momento desafiador”, conclui Bochi.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro