25 novembro 2019

Ideas for Milk: solução para monitoramento de tanques de leite é campeã

Evento organizado pela Embrapa Gado de Leite recebeu 58 soluções em sua terceira edição

COMPARTILHE:

ideas for milk abre

0

Por Tobias Ferraz

Startups de todo o Brasil estiveram reunidas na última sexta-feira para a etapa final da terceira edição do Ideas For Milk, uma iniciativa da Embrapa Gado de Leite para incentivar ideias criativas e inovadoras na cadeia produtiva do leite.

As startups trouxeram soluções digitais para pesagem, qualidade do leite, gestão e muitas outras ferramentas úteis no setor. Das 58 soluções apresentadas, oito foram para a final a partir de uma seleção realizada por 116 especialistas.

Startups reuniram-se para a grande final do desafio na última sexta-feira no Espaço Cubo em São Paulo

O pesquisador Paulo Martins, chefe da Embrapa Gado de leite define o evento como “o primeiro ecossistema de inovação que reúne, de um lado, pessoas que têm conhecimento sobre o leite, do outro, pessoas que tem coragem de empreender: produtores, indústria, transporte, varejo e etc. Juntando as pontas, nós estamos querendo fazer com que o consumidor tenha um produto mais barato e com melhor qualidade, mas para isso temos que levar o leite para o mundo digital”.

A grande final do desafio aconteceu no Espaço Cubo, um ambiente idealizado pelo Itaú – Unibanco voltado para o empreendedorismo tecnológico. No auditório, as startups finalistas tiveram dez minutos cada uma para apresentação. Além dos especialistas, quem estava na plateia também pode avaliar as soluções e votar através de um aplicativo de interatividade.

Campeã

A ideia vencedora foi o VoluTech, um equipamento para monitorar os tanques de leite. O sistema fornece dados sobre o funcionamento da refrigeração e do agitador, registra os momentos da abertura da tampa, volume e nível do leite no tanque. Essas informações são transmitidas e tratadas automaticamente e os dados retornam na forma de informações importantes para a logística e gestão de laticínios e fazendas.

Um dos grandes desafios que a cadeia produtiva do leite enfrenta hoje é melhorar a qualidade do leite. As Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura estabelecem parâmetros mais exigentes sobre microrganismos no leite e ferramentas digitais podem ajudar no monitoramento da qualidade em cada etapa do processo. Por exemplo, uma das soluções apresentadas no Ideas for Milk foi um laboratório portátil para análise da qualidade do leite desde o pé da vaca até o laticínio.

Para mais informações, a Embrapa tem uma página sobre o Desafio: https://www.ideasformilk.com.br/

Leia Mais:

Monitoramento por satélite barateia crédito rural

TerraMagna usa IA e Big Data para mitigar riscos de financiamentos com acompanhamento das lavouras em tempo real

SAIBA MAIS

Deputado quer anular Comissão de Agricultura de Precisão e Digital

Motivo seria a ausência de representantes da “agricultura familiar” no órgão

SAIBA MAIS

IBM Food Trust avança como blockchain global para alimentos

Tecnologia reduz desperdício de comida e riscos da produção agrícola por meio de rastreabilidade “imutável”

SAIBA MAIS

AgroUp propõe inovações para soja e milho em Dourados

Design Sprint reuniu 45 participantes que trabalharam desafios como classificação, clima e gestão

SAIBA MAIS