Suinocultura 4.0
Huawei anuncia projeto para reconhecimento facial de suínos
Gigante chinesa visa levar atualização tecnológica à suinocultura do país
A gigante chinesa de tecnologia Huawei Technologies Co lançou um projeto para criação de suínos com inteligência artificial e visão computacional na semana passada. Duan Aijun, presidente da divisão de visão computacional da Huawei, fez o anúncio no blog chinês Weibo sem dar muitos detalhes, além de informar que se trata de tecnologia para reconhecimento facial de suínos.
A empresa está entrando em várias novas áreas como serviços em nuvem, veículos inteligentes e dispositivos vestíveis e também tem buscado atualizar indústrias tradicionais como mineração de carvão e suinocultura do país.
A China tem a maior indústria de suinocultura do mundo, metade do plantel mundial, que está evoluindo rapidamente de uma série de pequenos negócios de quintal para uma agricultura modernizada em grande escala.
O setor sofreu um grande golpe desde 2019 por conta da epidemia de Peste Suína Africana (PSA), que dizimou os planteis. Assim, os chineses veem a oportunidade de transformar a atividade no país.
Além da Huawei, outras grandes empresas chinesas como a JD.com, NetEase e Alibaba Group Holding, proprietária do South China Morning Post, tem projetos de levar à suinocultura da China uma atualização tecnológica.
Reconhecimento facial
A tecnologia de reconhecimento facial pode identificar os suínos individualmente, enquanto outra tecnologia monitora seu peso, dieta e outras atividades.
A Huawei já vem desenvolvendo tecnologia de reconhecimento facial e enfrentou críticas no mês passado por “espionar” pessoas.
“A suinocultura é mais um exemplo de como tentamos revitalizar algumas indústrias tradicionais com tecnologias de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para criar mais valor para as indústrias na era 5G”, acrescentou o porta-voz da Huawei.
Veja também o boletim AgEvolution “Suinocultura 4.0”:
AUTOR:
Daniel Azevedo Duarte
Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro