Agro 4.0
Holandeses desenvolvem robô para o plantio de batata
Robotti carregou uma plantadeira de quatro linhas sem operador por GPS
Um robô, batizado Agrointeli Robotti, substituiu maquinários e mão de obra humana para o plantio de batata. O equipamento foi capaz de puxar uma plantadeira de 2,4 toneladas e quatro linhas de forma totalmente autônoma, ou seja, sem operadores.

Pesquisa visa substituir maquinários pesados para ganho de eficiência. (foto – Bram Veldhuisen)
O teste foi parte da pesquisa em robótica da Universidade de Wageningen, da Holanda. O objetivo é descobrir se as batatas podem ser cultivadas de forma mais eficiente com máquinas menos pesadas por meio do uso de softwares, robôs e RTK GPS.
Robô
O Robotti conseguiu puxar a plantadeira parcialmente cheia, contudo, teve alguma dificuldade em fazer a plantadeira se mover quando parado.
Em entrevista ao site Future Farming, especialista em robôs da Universidade de Wageningen, Bram Veldhuisen, disse que o robô possui dois motores a diesel Kubota.
Um motor de 75 HP é para propulsão e o outro motor de 75 HP é para o sistema hidráulico externo. Parte do terreno de demonstração da feira PotatoEurope foi reservada para isso perto da cidade de Lelystad. Durante a PotatoEurope, o Robotti também vai colher as batatas.
PotatoEurope é um evento internacional dedicado exclusivamente à cadeia da batata e acontece todos os anos em um dos quatro países parceiros da feira: Alemanha, Bélgica, França e Holanda.
A robótica agrícola já oferece soluções para diversas culturas, desde a fruticultura até grãos e inclusive produção animal. Confira outros textos do AgEvolution sobre o tema.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro