Holandeses descobrem sabor de alimentos por realidade virtual

Novidade ajuda clientes a escolher frutas e legumes antes da compra on line

Por Daniel Azevedo Duarte

Pesquisadores da Universidade de Wageningen criaram um painel que permite aos consumidores saber sobre a qualidade de frutas, legumes e verduras, à distância, com óculos de realidade virtual.

Óculos “teletransportam” clientes a um minimercado no qual todos os produtos são classificados sobre parâmetros sensoriais. (foto – Universidade de Wageningen)

A ideia surgiu pelo aumento das vendas on line devido à pandemia de Covid-19 que impede aos compradores avaliar as características de sabor, olfato e firmeza dos produtos antes de comprar.

A solução, contudo, ainda não se trata de algo como “lamber o celular” para sentir o gosto da fruta, claro. Isso poderá até ser possível no futuro por meio da reprodução das moléculas identificadas em um produto em tempo real via internet e sintetizadores em qualquer outro lugar.

Mesmo sem tanto futurismo, a iniciativa tem feito sucesso. Muitos produtores da região de Bleiswijk, na Holanda, têm pedido para que seus produtos sejam testados pela equipe da Unidade de Negócios de Horticultura em Estufa da universidade.

A partir daí, os consumidores podem usar os óculos de realidade virtual aumentada desde suas casas que os “teletransporta” a um minimercado montado na universidade para descobrir as características de cada fruta ou legume que pretendem comprar.

Análise sensorial

Minimercado tem os alimentos reais que os clientes avaliam à distância. (foto – Universidade de Wageningen)

O projeto usa dois tipos de painéis de sabor. No primeiro, especialistas e equipamentos fazem uma classificação rigorosa das análises sensoriais.

Os membros do painel são altamente treinados para identificar e descrever diferentes características nos produtos.

A equipe usa uma lista de atributos como, por exemplo, doçura, suculência ou firmeza de produtos como maçã, cenoura ou beterraba.

No segundo tipo de avaliação, os próprios consumidores testam pessoalmente o gosto de um produto e compartilham a informação com outros usuários. Sabor também é uma questão de percepção, mas a troca de informações já ajuda bastante no momento de novos clientes decidirem o que comprar.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também